TCU identifica reajuste de conta de luz maior que o devido pela Aneel; confira

Reajustes geraram R$ 5,6 milhões às empresas e são 0,02% sobre tarifas. Não penalização porque Aneel tem processo interno apurando o caso.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) permitiu reajustes maiores que os devidos em contas de luz de seis concessionárias, realizados entre julho de 2011 e junho de 2012.

Os reajustes geraram um impacto de mais de R$ 5,6 milhões na receita das empresas e de 0,02% sobre as tarifas. Segundo acordão de processo do tribunal, "nesses casos houve majoração indevida dos índices de reajustes tarifários, em decorrência do aumento dos custos com a aquisição de energia de novos empreendimentos", ou seja, a chamada energia nova.

Foram realizados reajustes inadequados de seis concessionárias no período, segundo o TCU. "Os cálculos dos montantes de reposição de energia existente reconhecidos pela Aneel foram feitos em descompasso com o previsto no Decreto 7.521/2011 (que prevê o cálculo da energia nova na correção das tarifas)", diz o acórdão.

O TCU diz, no entanto, não irá tomar qualquer medida penalizadora até a Aneel finalizar um processo interno que tem sobre o caso. Por conta disso, o tribunal determinou que a Aneel tome as "providências necessárias" em 90 dias para finalizar o processo da agência para reexaminar os reajustes maiores que os previstos, aberto em 10 de julho deste ano (48500.004232/2013-55) e avise ao tribunal sobre a finalização.

A Aneel foi procurada pelo G1, mas não se manifestou até a última atualização desta reportagem.

A análise dos reajuste ocorreu por pedido do Congresso Nacional, segundo o acórdão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES