THE: Adesivação de carros cresce 100% com campanhas

Com a campanha eleitoral, as empresas que atuam na área de adesivação de veículos em Teresina estão comemorando.

ADESIVAÇÃO | Para atenderem à grande demanda, empresas têm que operar com regime de plantão. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o ano eleitoral, muitos negócios estão em alta na capital; um deles é o ramo de plotagem de veículos. Os carros envelopados com logomarcas dos candidatos nas laterais, traseira ou dianteira se espalham pelas ruas de Teresina, chamando à atenção por onde circulam ou quando estão estacionados. Para os empresários que trabalham nessa área, as eleições são a melhor época para o setor no Piauí.

A plotagem de veículos ganha cada vez mais espaço nas eleições; nos últimos meses, empresas especializadas nesse serviço registraram um crescimento de mais de 100% na demanda. Felipe de Sousa, que trabalha em uma empresa de comunicação visual, afirma que o estabelecimento chega a realizar 20 plotagens de veículos por dia.

Para atender à demanda de clientes, a empresa de plotagem está funcionando em regime de plantão. Isso também por causa da falta de mão de obra qualificada para o setor. ?Como o mercado não tem pessoal qualificado, a solução é aumentar a carga horária dos funcionários. Hoje trabalhamos em um horário estendido para atender todos os clientes?, garante Felipe.

?As eleições são ótimas para o nosso negócio. Se antes fazíamos 20 plotagens por mês, agora esse número é por dia?, afirma. Felipe acrescenta que julho é o mês de maior procura pelo serviço.

Segundo ele, neste mês a procura está menor, mas há a expectativa de aumento de demanda em setembro. Isso, segundo ele, pelo fato dos adesivos mais discretos ganharem maior destaque nas duas últimas semanas da campanha?, observa.

O envelopamento de veículos tem se tornado uma opção de divulgação para os candidatos mais viável também pelo preço. ?O custo de uma plotagem varia de R$ 150,00 a R$ 600,00, dependendo do tamanho do veículo.

O trabalho é feito de forma manual e leva de uma hora e meia a duas horas. Isso também dependendo do tamanho do carro. O adesivo dura em média seis meses?, revela Felipe.

Serviço de plotagem exige cuidados

O envelopamento de veículos exige diversos cuidados, inclusive na aplicação do adesivo. O profissional deve ter muito cuidado para que o plástico adesivo seja bem colocado. Os cuidados com a lavagem do veículo e às normas eleitorais também são importantes.

De acordo com as normas eleitorais. Os adesivos em veículos são permitidos, com exceção dos utilizados pelos permissionários de serviços públicos (ônibus coletivos e escolares, vans e táxis), estendendo-se a proibição aos veículos da administração pública direta ou indireta.

Ainda segundo as normas eleitorais, é permitida a veiculação de propaganda eleitoral por meio de fixação de faixas, cartazes, pinturas ou inscrições, desde que não excedam a 4 m2, em bens particulares, sendo vedado qualquer tipo de pagamento em troca de espaço para essa finalidade.

Em relação a cor do veículo, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) considera alteração de cor aquelas realizadas através de pintura ou adesivamento em área superior a 50% do veículo, excluídas as áreas envidraçadas, conforme dispõe o art. 14 da Resolução do CONTRAN n.º 292, de 29 de agosto de 2008.

Nesses casos o condutor infrator será autuado no inciso VII do art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tendo seu veículo retido para regularização. Ainda de acordo com a Resolução da CONTRAN n.º 254 de 2007, a transparência do conjunto vidro-painel decorativo não poderá ser inferior a 28%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES