Tombini critica pessimismo de vários agentes econômicos no Senado

Segundo Tombini, os investimentos estão se expandindo, a taxa de desemprego está historicamente baixa e há geração de novos postos de trabalho.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A percepção de muitos agentes econômicos ainda está mais pessimista do que a realidade dos números. A avaliação é do presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Segundo Tombini, os investimentos estão se expandindo, a taxa de desemprego está historicamente baixa e há geração de novos postos de trabalho. Ele citou também o crescimento do crédito, com redução da inadimplência e do comprometimento da renda das famílias. ?A indústria apresenta retomada gradual. O setor de serviços continua a se expandir, mas em ritmo menos intenso de que em anos anteriores. O setor agrícola continua a apresentar safras recordes?, acrescentou.

O presidente do BC reforçou que a economia brasileira tem apresentado retomada gradual. Ele disse também que o BC atuará no combate à inflação como forma de ajudar a melhorar a confiança do setor produtivo e das famílias.

Segundo Tombini, a inflação ainda está ?em patamares desconfortáveis?, mas já retomou trajetória de declínio. Segundo ele, a recente alta do dólar leva a aumento da pressão inflacionário no curto prazo. Por isso, o BC terá que conduzir a política monetária para evitar que haja transmissão da alta do dólar para a inflação.

Tombini enfatizou ainda que o objetivo do BC é fazer com que a inflação convirja para o centro da meta, 4,5%. ?Não existe outro objetivo para o Banco Central?, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES