Trabalho informal aumenta e atinge 510 mil pessoas em Fortaleza

Em números absolutos, no início da década os informais somavam 341.175

Trabalho informal aumenta de forma significativa e atinge 510 mil pessoas em Fortaleza | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mesmo num per?odo de expans?o do emprego formal, a informalidade vem aumentando de forma significativa em Fortaleza. Enquanto em 2000, representava 29,36% da popula??o ocupada, em 2007, subiu para 34,24%. Em n?meros absolutos, no in?cio da d?cada os informais somavam 341.175 e no ano passado, passaram a ser 510.009 ? um acr?scimo de 168,8 mil ocupa?es informais. Os dados fazem parte do estudo ?Informalidade no Mercado de Trabalho de Fortaleza: Dimens?o e Caracter?sticas?, que foi apresentado ontem pelo IDT (Instituto de Desenvolvimento do Trabalho). De acordo com Erle Mesquita, coordenador de Estudos e An?lises de Mercado de Trabalho do IDT, ?o crescimento da informalidade n?o est? associado ? retra??o ou a expans?o do emprego formal, uma vez que, mesmo nesse per?odo de avan?o no n?mero de assalariados, o patamar de informalidade continua elevado e crescente, sinalizando para um problema estrutural do mercado de trabalho local?.

Na investiga??o, Mesquita chama aten??o para dois aspectos que apontou como relevantes: o avan?o da informalidade na constru??o civil e na ind?stria de transforma??o. No primeiro caso, o indicador passou de 6,21% para 8,89%, uma diferen?a de 2,68 pontos percentuais; no setor industrial, o ?ndice saiu de 14,36% para 18,75%, uma diferen?a de 4,39 pontos percentuais.

Com?rcio e Servi?os apresentaram recuo nos n?veis de informais: caiu de 25,5% para 21,13%; e de 51,78% para 49,82%, respectivamente.

A inter-rela??o do g?nero com os subsetores de atividade demonstrou um crescimento maior da informalidade entre as mulheres, na ind?stria.

A presen?a masculina foi mais incisiva na constru??o civil. ?As costureiras de fac??o s?o os exemplos mais expressivos no setor industrial, enquanto na constru??o civil predominam as seguintes ocupa?es masculinas: servente, pedreiro, carpinteiro, entre outras?, enfatiza Mesquita.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES