Turismo de natureza e ecoturismo respondem por 60% do faturamento no setor

As atividades mais populares incluem caminhadas, trilhas, observação de vida selvagem, cicloturismo e montanhismo.

Turismo de natureza no Brasil | Ministério do Turismo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O setor de turismo no Brasil está testemunhando um aumento significativo no turismo de natureza e ecoturismo, representando agora 60% do faturamento total, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio do Ministério do Turismo. Este estudo, intitulado Ecoar, revela que 65,9% das empresas da indústria de viagens já oferecem serviços relacionados ao ecoturismo.

LIDERANÇA: Um destaque notável vai para o estado do Mato Grosso, que lidera o país nesse segmento, com 85,9% das empresas de turismo envolvidas no ecoturismo. Não é surpreendente, considerando as maravilhas naturais que o estado abriga, como a Chapada dos Guimarães, o Pantanal e a cidade de Nobres. Logo atrás, Mato Grosso do Sul ocupa a segunda posição, com 83% das empresas atuando no ecoturismo, seguido pelo Rio de Janeiro, com 54,9%.

DESTAQUES: As atividades mais populares oferecidas por empresas de ecoturismo e turismo de natureza incluem caminhadas, trilhas, observação de vida selvagem, cicloturismo e montanhismo.

O QUE DIZ O MINISTRO: O ministro do Turismo, Celso Sabino, enfatiza que essa pesquisa destaca a diversidade de atrativos turísticos do Brasil. Ele também menciona a preparação do país para sediar a COP-30, evento internacional sobre o clima, em 2025, em Belém (PA), destacando o compromisso do Ministério do Turismo com a sustentabilidade e a inovação no setor.

Além disso, o Ministério do Turismo divulgou em janeiro deste ano uma pesquisa sobre as tendências para o turismo em 2024, mostrando que o turismo de natureza e ecoturismo é o segundo mais procurado, com 27% da preferência dos entrevistados, logo atrás do turismo de sol e praia, que é favorito para 59% dos entrevistados.

As iniciativas voltadas para o setor de ecoturismo estão alinhadas com a metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) do Ministério do Turismo, incluindo a realização de diagnósticos para avaliar a maturidade dos municípios em sete dimensões: tecnologia, governança, experiência turística e sustentabilidade ambiental, social, econômica e de acessibilidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES