Turismo deve gerar mais de 190 mil empregos até o fim do ano, diz CNC

Número de novas empresas do setor chegou a 79 mil, um avanço de 12,3% em relação ao último trimestre de 2020.

Vagas de emprego no turismo | Divulgação MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O setor de Turismo deverá gerar mais de 190 mil novas vagas de emprego até o final de 2022. É o que estima a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em levantamento divulgado nesta terça-feira (21.06). De acordo com a entidade, o número será puxado pela manutenção do ritmo das atividades turísticas que o país vem tendo e as duas altas temporadas registradas nos últimos meses. Até o fim do ano, o setor deve fechar um saldo positivo de 258,1 mil postos de trabalho formal.

De acordo com o ministro do Turismo, Carlos Brito, os crescentes números do setor animam não só a geração de empregos, mas também a criação de novas empresas turísticas. 

“Os bons números que temos apresentado animam o nosso setor a contratarem novas pessoas e ampliarem os investimentos em seus estabelecimentos. Com isso, estamos confiantes que o Turismo pode se tornar uma das principais molas propulsoras da nossa economia e que possamos superar os índices pré-pandemia”, ressaltou o ministro.

Setor deve ampliar número de vagas por emprego (Divulgação MTur)

Ainda de acordo com o estudo, o número de empresas do setor criadas desde o último trimestre de 2020 chegou a 79,8 mil. O índice representa um avanço de 12,3% na quantidade de unidades ativas, segundo o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Entre as atividades com maiores registros, os bares e restaurantes se destacaram com 48,2 mil novas unidades, seguidos pelas empresas especializadas em aluguel de veículos, com 3,1 mil novas inscrições. Ao todo, o setor já registra 606,5 mil unidades empresariais ativas.

O faturamento do segmento de turismo, em abril, ficou apenas 3% abaixo do patamar verificado às vésperas da crise sanitária – já descontados os efeitos da inflação, o equivalente a R$ 1,04 bilhão, segundo a CNC, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A expectativa da entidade é que o turismo brasileiro restabeleça o nível de geração de receitas do período pré-pandemia até o terceiro trimestre deste ano, devendo encerrar 2022 com alta de 2,8% em relação ao ano passado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES