Turismo do Brasil prevê alta de mais de 36% para alta temporada

, Gramado (RS) lidera as escolhas para o Natal, seguido por Maceió (AL) e Porto de Galinhas (PE).

Praia do Santinho em Florianopolis (SC) | Daniel Vianna/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a chegada do primeiro dia do verão, as expectativas para o turismo brasileiro se mostram bastante otimistas, conforme revelado pelo Boletim Braztoa do 2º Semestre de 2023. O setor de operadoras de turismo prevê um aumento expressivo de 36,84% no volume de vendas durante a alta temporada. Além disso, as projeções indicam um crescimento de 18,24% nas vendas de pacotes para o Natal e de 20,83% para o Réveillon, em comparação ao ano anterior.

Os dados fornecidos pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo revelam que 36,84% das empresas do setor apresentam um faturamento superior ao planejado, enquanto 47,37% atingem as metas estabelecidas. Notavelmente, 10,53% superam significativamente as expectativas, e apenas 5,26% ficam aquém do previsto. Ressalta-se que a comercialização de pacotes completos, envolvendo transporte aéreo, hospedagem e serviços locais, lidera em todos os períodos analisados.

O ministro do Turismo, Celso Sabinodestaca os esforços do governo para fortalecer o setor, com investimentos em promoção de destinos, infraestrutura e oferta de crédito. Ele comemora os resultados positivos, indicando que o turismo está caminhando para atingir todo o seu potencial como gerador de empregos e renda.

Quanto aos destinos mais procurados, Gramado (RS) lidera as escolhas para o Natal, seguido por Maceió (AL) e Porto de Galinhas (PE). Já para o Réveillon, o Rio de Janeiro (RJ) ocupa a primeira posição, seguido por Salvador (BA), Foz do Iguaçu (PR) e Fortaleza (CE). O levantamento para as férias de verão 2023/24 revela uma variedade de destinos populares, incluindo Bonito (MS), Fortaleza, Maceió, Porto de Galinhas, Rio de Janeiro e Salvador.

Quando projetamos o olhar para 2024, as tendências apontam para a busca por destinos exóticos, cruzeiros, o fortalecimento das viagens internacionais e uma frequência maior de viagens ao longo do ano. A pesquisa destaca a força das vendas para datas não ligadas a feriados ou festas, com expectativa de representar 22,26% do faturamento do período. Férias de julho (16,05%), viagens para 2024 (13,95%), férias de verão 2023/24 (11,70%) e feriados ao longo de 2023 (10,68%) também são mencionados como fatores significativos.

Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa, observa que, apesar dos desafios, 2023 está se consolidando como um ano de crescimento para o turismo, superando os números de 2019, anterior à pandemia. A Braztoa, que reúne algumas das principais empresas do setor de viagens a lazer no Brasil, destaca que suas operadoras associadas faturaram R$ 11,55 bilhões e realizaram 8,4 milhões de embarques durante o ano de 2022. A pesquisa foi conduzida em parceria com a SPRINT DADOS, uma consultoria especializada em gestão de dados no turismo, que desenvolve soluções, estudos e pesquisas, incluindo a análise de Big Data para o setor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES