Turismo no Pará cresce mais de 13% e tem receita de R$ 750 milhões

Os destinos mais procurados pelos turistas incluíram Belém, que está programada para sediar a COP 30, assim como Soure, Salvaterra, Salinópolis, Santarém e Alter do Chão.

Atividade turística cresceu no Pará | Divulgação Setur Pará
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O setor turístico no Estado do Pará registrou um notável crescimento no ano de 2023, impulsionando a economia local e gerando resultados expressivos. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA), a atividade turística gerou uma receita que ultrapassou os R$ 750 milhões, provenientes dos gastos de mais de 1 milhão de turistas, entre nacionais e internacionais, que visitaram os diversos destinos paraenses.

Este aumento na receita representa um crescimento de mais de 13% em comparação ao ano anterior, acompanhado de um acréscimo superior a 11% no número total de turistas que escolheram o Pará como destino. Além disso, aproximadamente 60 mil empregos foram gerados no estado graças às atividades relacionadas ao turismo.

O secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, destacou a importância desses números, ressaltando o papel fundamental do estado como um atrativo para turistas nacionais e estrangeiros. Costa também mencionou a eficácia das estratégias de promoção e comercialização implementadas, alinhadas às tendências atuais do turismo global, e expressou o objetivo de continuar esse crescimento, visando superar os números registrados antes da pandemia.

Uma pesquisa conduzida em conjunto pela Setur e pelo Dieese-PA revelou uma recuperação significativa do setor, que havia enfrentado quedas nos anos anteriores devido aos impactos da pandemia de Covid-19. Os destinos mais procurados pelos turistas incluíram Belém, que está programada para sediar a COP 30, assim como Soure, Salvaterra, Salinópolis, Santarém e Alter do Chão.

É importante destacar que, dos turistas que visitaram o Pará, 94% têm a intenção de retornar e 92% recomendariam o destino a amigos, familiares ou conhecidos. O aumento do número de turistas estrangeiros foi particularmente notável, com um crescimento de 40% em comparação ao ano anterior, totalizando 54 mil visitantes internacionais.

Os resultados positivos também se refletem nos dados de transporte, com o Aeroporto Internacional de Belém registrando um aumento de 9% no número total de passageiros em 2023, totalizando mais de 3,6 milhões de embarques, desembarques e conexões.

Com suas características geográficas, culturais e étnicas distintas, o Pará atrai um perfil diversificado de turistas, provenientes principalmente de estados como Maranhão, Amapá, São Paulo, Amazonas, Goiás, Tocantins, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará. A maioria desses visitantes são mulheres entre 26 e 50 anos, com renda e formação acadêmica variadas.

Os principais motivos de visita incluem lazer, visita a amigos e parentes, e negócios, com acomodações que vão desde hospedagem em casa de parentes e amigos até hotéis e pousadas. Os meios de transporte mais utilizados foram barcos/navios, ônibus, carros próprios e aviões, e os turistas viajaram tanto sozinhos quanto em grupos familiares ou com parceiros.

Diante desses resultados promissores e das perspectivas favoráveis, espera-se que o turismo continue desempenhando um papel vital na economia do Pará, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento sustentável do estado nos próximos anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES