Turismo registra crescimento de 150% no e-commerce

Com vacinação e protocolos sanitários, turismo segue tendência de alta.

Avalie a matéria:
Retomada do turismo | Marco Ankosqui / MTurDestinos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudo divulgado pela Conversion, empresa especializada em marketing digital, aponta que a retomada do turismo é realidade. Segundo o levantamento, houve crescimento de 18,61% no e-commerce do setor em julho na comparação com junho. Foi o maior crescimento entre todos os segmentos analisados.

Em relação a 2020, o comércio eletrônico no turismo aumentou 150%. Os números são reflexos do otimismo da população com o aumento gradual da vacinação contra a Covid-19 e as medidas de biossegurança adotadas na área. 

Segundo o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, os números divulgados revelam que a retomada do setor já começou e que o Brasil será um dos principais destinos daqueles que buscam viagens em meio à natureza. 

Retomada do turismo já começou (Marco Ankosqui/MTur)

Demandas reprimidas

“O turismo e a cultura estão com demandas reprimidas. Com o avanço da vacinação e os protocolos sanitários existentes, logo o turismo estará com força total e o Brasil será um dos países mais procurados para o turismo de natureza”, disse.

Machado Neto ressaltou também que as várias medidas adotadas para salvar o turismo durante a pandemia surtiram efeito. “O governo federal esteve ao lado do trade desde o momento em que o primeiro caso de Covid-19 chegou ao país. Destinamos recursos e propusemos alteração na legislação para diminuir os impactos no setor. Agora é a hora da recuperação”, destacou o ministro.

E-commerce registrou 1,73 bilhão de acessos

A pesquisa revela que o e-commerce nacional cresceu 4,58% em julho no comparativo com o mês anterior, registrando 1,73 bilhão de acessos. Ainda de acordo com o estudo, o setor de turismo foi seguido por esportes (17,75%); importados (9,22%); eletrônicos & eletrodomésticos (5,79%); comidas & bebidas (3,61%); e casa & móveis (3,26%).

A pesquisa mostrou também que as viagens domésticas são prioridades para os brasileiros. Nesse sentido, o Nordeste lidera entre os destinos preferidos (59,84%), seguido das regiões Sul (28,92%) e Sudeste do país (25,30%).

Além disso, a análise da Conversion revelou uma nova tendência do viajante, de buscar lugares que adotem protocolos de biossegunrança. Segundo a pesquisa, 60,15% dos entrevistados afirmaram que, mesmo após o fim da pandemia, deixarão de usar serviços de empresas que não adotem medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus.

Método

O estudo divulgado pela Conversion analisou o tráfego dos 500 maiores sites do Brasil, com um total de 18 categorias, sendo que cada uma apresenta, no mínimo, 15 portais. Deste modo, o total de sites analisados é de 586.

De acordo com a empresa, foram utilizados como fontes de dados plataformas de audiência, a exemplo de SimilarWeb e SEMRush. “Consideramos como sites de e-commerce aqueles predominantemente transacionais e cuja intenção de acesso à home fosse inclinado à compra ou acesso de produto adquirido”, detalha texto sobre o estudo.

ESTUDO E-COMMERCE NO BRASIL (Fonte: Conversion)

Registrando 1,73 bilhão de acessos em julho, o e-commerce nacional cresceu 4,58% no comparativo com relação ao mês anterior.

Setores com mais crescimento em julho (em relação a junho)

1. Turismo: 18,61%

2. Esportes: 17,75%

3. Importados: 9,22%

4. Eletrônicos & Eletrodomésticos: 5,79%

5. Comidas & Bebidas: 3,61%

6. Casa & Móveis: 3,26%

Viagens domésticas são prioridades para os brasileiros. Destinos mais procurados:

1. Brasil – NORDESTE: 59,84%

2. Brasil – SUL: 28,92%

3. Europa: 26,10%

4. Viagens dentro do meu estado: 25,70%

5. Brasil – SUDESTE: 25,30%



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES