Usina vai gerar dez mil oportunidades de empregos no Ceará

O empreendimento da MPX terá a primeira etapa iniciada em 2009

Usina vai gerar dez mil oportunidades de empregos no Ceará | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Regi?o dos Inhamuns, uma das mais pobres do Cear?, j? espera uma revolu??o na sua economia a curto prazo ? impactada, por conseq??ncia, todo o Estado ? com a constru??o da usina comercial de energia solar no munic?pio de Tau? (a 344 km de Fortaleza). Apesar de o empreendimento, em si, possuir a capacidade de criar, no m?ximo, 60 postos formais de trabalho, a sua instala??o ir? ocasionar um efeito multiplicador em outras ?reas, j? indicando a gera??o de cerca de 10 mil empregos, entre informais e associados naquela regi?o.

Esta ? a expectativa da empresa MPX, que capitaneia o projeto, segundo informou ontem o diretor de Novos Neg?cios do Grupo, Marco Ant?nio Vieira, em apresenta??o feita ao Conselho de Pol?ticas e Gest?o do Meio Ambiente (Conpam). Segundo estudo da MPX, a entrada da usina, al?m de elevar a arrecada??o estadual de ICMS e a de ISS para os munic?pios beneficiados, ir? fortalecer a capacita??o t?cnica da m?o-de-obra da regi?o, que, garante, ir? operar n?o s? na constru??o do empreendimento, como tamb?m na sua opera??o e manuten??o. ?Queremos utilizar o m?ximo de m?o-de-obra da localidade, e vamos ajudar a trein?-la?, afirmou.

O turismo, outro forte setor, tamb?m ser? incrementado. ?Todas as regi?es que implantaram uma usina solar viraram locais de atra??o tur?stica?, afirma, explicando que o projeto atrair? tanto turistas movidos pela curiosidade, como aqueles com motivos de pesquisa na ci?ncia e tecnologia.

De acordo com o secret?rio estadual de Cidades, Joaquim Cartaxo, o governo espera construir no local um p?lo ?tecnosolar?, criando e exportando tecnologia. Segundo ele, Tau? ? a ?cidade mais digital? do Estado, o que facilita os planos.

E, na esteira dessa nova fonte de renda, constr?i-se toda uma ind?stria de servi?os, acrescenta Vieira. ?Tau? ir? ter visibilidade internacional?, acredita. E essa possibilidade ? bem clara: a usina da MPX ser? a maior das Am?ricas e do Hemisf?rio Sul, a segunda do tipo no mundo. Com a capacidade de gerar 50 MW de energia, a planta ocupar? uma ?rea de 204 hectares, sendo 75 destes destinados ?s placas fotovoltaicas (de produ??o de energia atrav?s do sol) e ?s esta?es de conex?o. O restante ser? uma esp?cie de cintur?o de seguran?a da usina. Pela dimens?o do empreendimento, a unidade poder? ser vista at? do espa?o.

A usina ser? constru?da em etapas. A primeira, com capacidade de 5 MW, dever? ser iniciada at? junho de 2009 ? com investimento de US$ 34 milh?es ? chegando a 15 MW no fim do ano. Para o terceiro trimestre de 2010, os planos s?o de que a capacidade duplique, alcan?ando o seu potencial m?ximo at? o fim de 2011.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES