Vagas de empregos vão aumentar 40% no Sine do Estado do Piauí

O caminho mais curto para o mercado de trabalho é a qualificação profissional.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os trabalhadores desempregados do Piauí terão mais chances de conseguir um emprego em 2012. É que o Sistema Nacional de Empregos do Piauí (Sine-PI) tem um plano que prevê a captação de mais vagas de empregos para o ano vindouro. Com isso, a oferta de vagas nas mais diversas áreas deve ser maior em cerca de 40%.

Mas importante lembrar que o caminho mais curto para o mercado de trabalho é a qualificação profissional. Nesta área, 2012 promete ser o grande ano para as pessoas que estão desempregadas e desejam aprimorar os conhecimentos para disputar as vagas de emprego.

Isso pelo fato de a presidente Dilma Rousseff ter sancionado o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O programa inclui, dentre outras vantagens, a Bolsa-Formação que beneficiará pessoas em situação de vulnerabilidade social com qualificação profissional. Para o próximo ano as áreas com maior oferta de vagas no Sine-PI serão o comércio e a construção civil.

Para concorrer a uma das vagas os trabalhadores devem comparecer à sede do Sine- PI, que fica na Avenida José dos Santos e Silva, 1380, Centro e Teresina. No local, o trabalhador recebe uma senha para realizar o cadastramento dos seus dados.

Em caso de vaga disponível para o perfil do trabalhador, ele será encaminhado para participar do processo seletivo nas empresas, diretamente pelo Setor de Atendimento, ou após avaliação do Serviço de Psicologia. Não havendo vaga compatível com o perfil do trabalhador, ele é orientado a retornar ao órgão periodicamente para se informar sobre o andamento de sua solicitação.

Ao procurar uma vaga de emprego no Sine, o trabalhador deve levar os documentos originais, como Cédula de Identidade ou RG, Carteira de Trabalho, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e certificados, caso tenha. Sempre que o trabalhador mudar de endereço, telefone, ou realizar novos cursos de aperfeiçoamento e capacitação profissional, deve comparecer imediatamente ao órgão para atualizar o cadastro.

?Enquanto meu emprego não vem? orienta o trabalhador

Os trabalhadores piauienses que buscam inserção ou reinserção no mercado de trabalho contam com o projeto ?Enquanto meu emprego não vem?, que busca humanizar as ações de atendimento e otimizar os serviços prestados pelo Sistema Nacional de Empregos no Piauí. A iniciativa disponibiliza aos trabalhadores folders, panfletos e outras peças informativas orientando a forma correta de proceder ao tentar conquistar uma vaga.

?Além da documentação a ser apresentada, vamos orientar a melhor forma da pessoa fazer o currículo profissional?, comentou Ubirani Rocha, diretor do Sine no Piauí. O Projeto disponibiliza cursos, palestras, oficinas, estudos de caso vivenciados no ambiente de trabalho, além de dinâmicas. Existe também a presença da música para tornar o ambiente da espera nas filas mais aconchegante.

Os setores com o maior número de vagas disponíveis no Sine, até o fechamento desta reportagem, são os de atendente de telemarketing (30 vagas), pedreiro de acabamento (25 vagas), auxiliar de promoção de vendas administrativo (44 vagas) e montador de andaimes em edificações (45 vagas).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES