Sine-PI: Vagas temporárias levam aumento de procura por emprego

As vagas temporárias representam a chance de uma contratação efetiva para aqueles que mais se destacam no exercício das funções

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o final do ano batendo à porta, o comércio já está em plena movimentação para aproveitar a melhor época de vendas. Isso, por tabela, traduz-se na necessidade de contratar mais pessoal para conseguir fazer frente ao aumento da procura, fato que já tem incidido também na busca pelas vagas disponibilizadas pelo Sistema Nacional do Emprego (SINE-PI). A direção do órgão afirmou que, nos dois últimos meses do ano, a oferta de oportunidades de trabalho no sistema costuma dobrar, puxada sobretudo pelas vagas temporárias.

De acordo com Samara Rocha, diretora do SINE-PI, as vagas que mais crescem nessa época, além das relativas ao comércio em si, são as ligadas a restaurantes. ?Costumam aparecer muitas vagas de vendedor interno e externo, mas também surgem bastante oportunidades para ajudante de cozinha, garçom e barman, por exemplo?, disse a diretora do órgão.

As vagas temporárias representam a chance de uma contratação efetiva para aqueles que mais se destacam no exercício das funções. Ainda de acordo com a diretora do SINE, ?esse é um momento de oportunidades, principalmente para aqueles que buscam o 1º emprego. Isso porque, de 50 a 70% dos trabalhadores temporários acabam sendo contratados em definitivo. Mesmo os que não forem contratados acabam entrando nos cadastros de reserva das empresas, ou seja, vale a pena esforçar-se e mostrar serviço?, complementou Samara.

Para atender a tanta gente que está de olho nessas vagas, o SINE disponibilizou mais um atendente no posto do centro da capital. Enquanto em outros períodos o local costuma atender de 80 a 100 pessoas por dia, agora os atendimentos chegam a 120.

Em meados de outubro, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Teresina já havia demonstrado otimismo em relação às contratações temporárias para o período de final de ano. A expectativa é que sejam contratadas cerca de 180 mil profissionais em todo o país, e em Teresina o número pode chegar a mil novos postos de trabalho.

As contratações já se iniciam na primeira quinzena de novembro, onde o movimento no centro da cidade já é bem forte. O número total de contratações deste ano deve chegar a mil profissionais. Em 2011, o comércio varejista contratou cerca de 900 funcionários temporários.

De acordo com informações da CDL, entre os fatores para o aumento no número de contratações temporárias estão a baixa taxa de desemprego e o aumento da massa salarial que aliados à expansão do crédito vêm impulsionando as vendas do comércio. Além disso, o pagamento do 13º salário é um estímulo extra ao consumo. Todos estes fatores são um incentivo que reflete nas contratações temporárias para suprir o movimento de final de ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES