Varejo teve queda de desempenho no ano de 2009

O desempenho foi o menor desde 2004

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O movimento do comércio varejista nacional cresceu 5,8% em 2009 - o menor percentual desde 2004, em grande parte por causa da retração nas vendas provocada pela crise econômica mundial -, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade de Comércio.

O segmento de móveis, eletrodomésticos e informática registrou elevação de 12,8%. Os setores de tecidos, vestuário, calçados e assessórios e de veículos, motos e peças cresceram 7,9%. Tiveram queda as áreas de combustíveis e lubrificantes (-2,0%) e material de construção (-13,7%).

Segundo a Serasa Experian, o bom desempenho do comércio no segundo semestre de 2009 não foi suficiente para recuperar as perdas decorrentes dos efeitos da crise econômica internacional.

Em dezembro, a taxa do movimento do comércio vajerista cresceu 2,4%, em comparação a novembro. Esse resultado foi puxado pelo setor de móveis, eletroeletrônicos e informática, que teve alta de 3,3% ante o mês anterior. Também colaboraram com o desempenho do mês passado os segmentos de veículos, motos e peças (2,8%) e material de construção (2,9%).

Comparado ao mês de dezembro de 2008, o crescimento do varejo no mês passado foi de 10,8%. Os destaques foram os segmentos de veículos, motos e peças (+ 22,9%; tecidos, vestuário, calçados e assessórios (+ 22,2%); e móveis, eletroeletrônicos e informática (+ 20,6%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES