Vencedor do Prêmio Nobel se diz auteloso com o mundo e surpreso com o Brasil

O economista Gary Becker diz que o crescimento deve voltar a partir do próximo trimestre e se diz cautelosamente otimista com o mundo - e surpreso c

Gary Becker | Revista Época
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O economista Gary Becker, vencedor do Prêmio Nobel de economia de 1992 e professor da Universidade de Chicago, está no Brasil pela segunda vez, acompanhado de sua mulher, a historiadora iraniana Guity Nashat. A primeira vez foi 15 anos atrás, justamente quando o país estava estabilizando sua economia. ?Achamos muita coisa diferente, mesmo numa viagem de apenas três dias?, disse Becker, em palestra na manhã desta quinta-feira no evento Insights com Época NEGÓCIOS. ?Sabíamos que a economia está muito melhor, mas ficamos ambos surpresos com o aumento da confiança dos brasileiros e seu otimismo sobre o futuro.?

Ele próprio se diz ?cautelosamente otimista? em relação ao futuro da economia mundial. E resume as razões para seu otimismo de longo prazo na sigla METT - iniciais das palavras, em inglês, Mercado, Educação, Comércio e Tecnologia. ?São todas forças poderosas, que interagem umas com as outras para criar crescimento na economia global?, afirma.

Quanto aos motivos para cautela, o primeiro, naturalmente, é a recessão. Ou quando sairemos dela. ?Há não muito tempo, muitos colegas diziam que estávamos entrando numa nova Grande Depressão. Escrevi um artigo para o Wall Street Journal dizendo que não?, afirma Becker. ?Agora parece que estamos no momento da virada. O declínio do PIB americano está desacelerando. E parece que no terceiro trimestre vamos começar a ver algum crescimento.? Se for assim, terá havido uma recessão severa no mundo. Mas nada comparável à Grande Depressão.

Outro risco é a inflação. Antes da crise, os bancos americanos tinham, em média, US$ 8 bilhões em excesso de reservas (dinheiro não emprestado). Hoje, têm US$ 80 bilhões. Quando a economia reaquecer, essas instituições vão despejar esse dinheiro no mercado, com juros baixos. Naturalmente, uma combinação inflacionária. Para Becker, a missão do banco central americano, o Fed, será elevar os juros e vender títulos para retirar o excesso de dinheiro do mercado.

Por fim, este economista da escola liberal de Chicago se preocupa com o debate entre diferentes visões do capitalismo - anglo-saxão (focado em mercado e competição) versus francês (mais estatal). ?Este primeiro está sob ataque, o que não é surpresa. Não há dúvida de que o sistema financeiro se comportou mal antes e durante a crise.? O problema, para ele, é que a política econômica do governo Obama está se movendo em direção ao modelo francês de capitalismo. ?Está certo, a GM não foi bem administrada. Mas duvido que o governo faça melhor".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES