Venda de arroz é limitada em supermercados mesmo com a garantia de que há estoque

Associação Brasileira de Supermercados emitiu um alerta à população, pedindo que evitem compras excessivas para formar estoques, garantindo que não há escassez do produto no país.

Avalie a matéria:
Cartaz em supermercado limita quantidade de pacotes de arroz para cada cliente | Meio News
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Supermercados em cinco estados brasileiros estão restringindo a venda de arroz aos clientes, atribuindo a medida à necessidade de assegurar o produto devido às enchentes no Rio Grande do Sul. No entanto, a Associação Brasileira de Supermercados emitiu um alerta à população, pedindo que evitem compras excessivas para formar estoques, garantindo que não há escassez do produto no país.

ESTABELECIMENTOS - Em Minas Gerais, três redes já limitam a compra de arroz. A Associação de Supermercados do estado justifica a medida devido ao aumento significativo da demanda, alertando sobre o desequilíbrio na cadeia de abastecimento

ESTADOS - Além de Minas Gerais, a restrição de venda também é observada em supermercados do interior de São Paulo, Piauí, Ceará, Espírito Santo e Paraná. Em São Paulo, consumidores se deparam com limitações de dois sacos de arroz por cliente em uma rede, com apelos por empatia. Na mesma rede, a compra de óleo também está limitada a seis unidades por cliente.

Em alguns estados, supermercados estão limitando 5 pacotes de arroz por cliente. (Foto: Reprodução)

Leia Mais

PREOCUPAÇÃO - Marco Antônio, proprietário de um restaurante em Belo Horizonte, relata que, devido à demanda do estabelecimento, costuma comprar mais de cinco pacotes de arroz por vez. Ele expressa preocupação com as limitações impostas, prevendo dificuldades de abastecimento e possíveis aumentos de preços.

RESTRIÇÃO - O advogado especialista em Direito do Consumidor, Rômulo Brasil, esclarece que a restrição de venda ou aumento de preços só é justificável com uma causa legítima. Ele cita o Código de Defesa do Consumidor, que proíbe condicionamentos ou limites quantitativos sem justificativa adequada, alertando sobre práticas abusivas e orientando os consumidores sobre seus direitos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES