Venda de veículos por consórcio cresceu 14% no primeiro semestre

Redução do IPI ajudou consumidor a programar sua compra

Venda de veículos | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 A procura por consórcios para a compra de veículos cresceu 14% no semestre, de acordo com levantamento feito pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac). Nos segmentos de automóveis leves e motocicletas, a participação dos consórcios nas vendas teve um crescimento significativo impulsionado pelo programa de redução do IPI.

O volume registrado de janeiro a junho foi de 770 mil cotas contempladas, contra 674 mil unidades no primeiro semestre do ano passado. Deste total, 190 mil cotas foram para a compra de automóveis, utilitários e camionetas, o que representa um crescimento de 24,1% em relação ao mesmo período de 2008. Em relação ao mercado de motocicletas, a participação das contemplações dos consórcios no período representou 41,5% nas vendas, duas vezes maior que os 20,5% obtidos no mesmo período de 2008. Mais de 300 mil consorciados receberam cartas de crédito.

De acordo com Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Abac, além da redução do IPI o consumidor está fazendo dos consórcios uma opção de investimento, como a poupança, já com um objetivo definido. “Com o IPI reduzido o consorciado pode até optar por comprar um carro que teria um valor maior”, afirma Rossi. O executivo destaca que um em cada doze carros vendidos no mercado interno é entregue por consórcios.

Quem quiser comprar um carro por consórcio deve saber que o prazo para receber o veículo vai depender dele ser contemplado por sorteio, fazer um lance para adquirir o veículo ou esperar o término do prazo estipulado. “É um perfil diferente da compra por crédito direto ao consumidor (CDC) ou leasing, nos quais o interessado precisa ter o veículo na hora”, diz Rossi. Já o consórcio de motos ajuda quem não tem condições de comprovar a renda ou permite ainda programar a troca do modelo com a ajuda do consórcio. O número de participantes de consórcios de motos superou os dois milhões de consorciados em junho. A associação do setor espera fechar o ano com 10% de crescimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES