Vendas caem a 97% durante jogos do Brasil

Copa do Mundo, porém, é positiva para comércio, afirma associação comercial de SP

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As vendas no comércio caíram até 97% no horário do primeiro jogo da seleção brasileira, segundo a ACSP (Associação Comercial de São Paulo). A associação comparou as consultas que os lojistas fizeram ao sistema do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) na terça-feira (15), dia em que o Brasil jogou contra a Coreia do Norte, com o mesmo dia da semana anterior.

De acordo com Emílio Alfieri, economista da instituição, a queda nas vendas é comum e deve ser assim nesta sexta-feira (25), durante a partida contra Portugal, às 11h.

- É uma coisa cultural: brasileiro para tudo o que estiver fazendo para assistir à seleção brasileira jogar. E não é diferente no comércio. Na semana passada, as consultas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e, consequentemente, as vendas caíram até 97% durante a partida.

No levantamento feito pela ASCP, o começo do dia teve até uma alta nas vendas. Entre as 7h às 9h, as consultas variaram de 20% até 50% mostrando uma antecipação de compras. No entanto, depois das 10h, houve um declínio gradativo.

O momento mais crítico foi mesmo o horário da partida, que começou às 15h30. Entre as 15h e as 17h, as vendas caíram até 97%.

O economista disse, no entanto, que mesmo com as quedas nas vendas, a Copa representa um estímulo para o varejo, principalmente para os setores de TVs, materiais esportivos e bebidas.

- No final, o balanço da Copa é sempre positivo porque as pessoas compram eletrodomésticos, vão ao mercado comprar bebidas e carnes para churrasco, por exemplo. O consumidor não vai deixar de gastar. Ou ele antecipa ou adia a compra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES