Vendas da linha branca caem 20% em maio

Os preços dos eletrodomésticos subiram entre 5% e 10% somente neste mês em razão dos estoques antigos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As vendas de geladeiras, fogões e máquinas de lavar roupas caíram até 20% este mês nas grandes redes de varejo na comparação com maio de 2009. A freada abrupta nas vendas ocorreu por causa do o fim dos estoques de produtos adquiridos pelas lojas com Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) menor. Apesar de o IPI ter voltado integralmente no fim de janeiro, os preços dos eletrodomésticos subiram entre 5% e 10% somente neste mês em razão dos estoques antigos. Além da alta dos preços, a proximidade da Copa do Mundo fez com que as TVs de alta tecnologia virassem objeto do desejo dos consumidores e ajudassem a derrubar as vendas de linha branca neste mês.

Na Máquina de Vendas, união da Ricardo Eletro com a Insinuante, por exemplo, o volume de vendas dos eletrodomésticos da linha branca caiu neste mês entre 15% e 18% na comparação com maio de 2009, conta o diretor Comercial, Rodolfo França Jr. A maior retração foi registrada nas lavadoras (-20%), seguida pelos refrigeradores (-15%) e os fogões (-6%). "Vou reduzir as entradas e comprar o que está vendendo", diz o executivo, sinalizando um provável corte nos pedidos feito ás fábricas.

As Lojas Cem também sentiram a freada nas vendas. Neste mês, a empresa até agora tem queda de 35% no número de eletrodomésticos vendidos na comparação com igual período de 2009. Sobre abril deste ano, o recuo foi de 20%. "Estamos prevendo uma retração de 15% nas vendas mensais de linha branca até agosto", diz o supervisor geral da rede, José Domingos Alves.

O Carrefour também registra hoje queda nas vendas de 10% a 12% de itens da linha branca em relação ao período imediatamente anterior. "O bolso do consumidor é um só, e agora ele está voltado para os equipamentos da sala (televisores de LCD)", diz o diretor de Eletro do Carrefour, Fábio Régis. "Ainda não tenho informações das vendas industriais de maio", pondera o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula. Ele observa que, como maio de 2009 foi muito bom, é provável que as vendas deste mês caíam ante as do ano passado.

De toda forma, a entidade deve estar contando com retração considerável nos próximos meses. No primeiro trimestre o volume vendido de itens da linha branca cresceu 25% em relação ao mesmo período de 2009 e a expectativa é de que o ano registre crescimento entre 6% e 8% na comparação com o anterior. A queda nas vendas do varejo ainda não chegou à indústria segundo Armando Ennes do Valle Jr., diretor de Relações Institucionais da Whirlpool, dona das marcas Brastemp e Consul e líder na linha branca.

"Não sentimos a retração dessa forma e nada que faça acender o sinal de alerta", diz o executivo, lembrando que normalmente o impacto na indústria "chega mais tarde". Ele conta que hoje três das quatro fábricas da empresa trabalham em três turnos e a unidade de Joinville (SC) está funcionando em quatro turnos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES