Vendas de carros usados crescem no país

Indústria automobilística espera um crescimento de 10% em 2010

Carros usados | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As previsões para 2010 são otimistas. A indústria automobilística espera um crescimento nas vendas de 10% neste novo ano. Com o retorno progressivo do crédito, o carro usado também voltou a ter encantos para o consumidor. Aos poucos o setor, que sofreu bastante com a crise econômica, vai se recuperando.

Aos 24 anos, o operador de usinagem Thiago Alves de Oliveira finalmente conseguiu comprar o primeiro carro, um modelo 2003, que vai ser pago em 60 parcelas, sem entrada: “Estava pesquisando até que achei um do jeito que eu queria”. É o renascimento do setor de veículos usados, que praticamente parou durante a crise econômica. Enquanto os veículos zero quilômetro recebiam incentivos, como redução de impostos, os de segunda mão perderam competitividade e as vendas despencaram.

A recuperação demorou mais de um ano para recomeçar e segue na velocidade da volta do crédito. “Digo que foi a facilidade que os bancos nos deram, de financiamento, voltando a fazer em 60 meses, financiando praticamente sem entrada”, comenta o gerente de vendas Arlindo Vallandro.

Nos primeiros 15 dias de dezembro de 2009, foram vendidos no país quase 462 mil veículos usados, um aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2008. No comparativo com novembro, o crescimento foi de 1,74%. “Os bancos não colocavam recursos para financiar veículos usados. Com a normalização da situação da economia, o Brasil passou pela prova, o mercado voltou a se normalizar e termina o ano crescendo”, diz o presidente da Fenabrave Sérgio Reze.

A recuperação do setor também pode ser medida pelo aumento da rotatividade nas lojas. Em uma, por exemplo, um carro chegava a ficar 40 dias no pátio, na época da crise. Hoje, esse tempo caiu para 11 dias. “O mercado de usado se recuperou. O preço, tudo que havíamos perdido, recuperamos. Acredito que vamos crescer em torno de 20% no primeiro semestre, nos levando aos melhores tempos de usado”, calcula o gerente Marcelo Gusmão.

Quem vai comprar carro, seja usado, seja novo, e vai financiar parte do valor, deve tentar fazer o menor número possível de parcelas. Financiamentos em mais de três anos costumam trazer prejuízos para o comprador, porque o carro se desvaloriza e o motorista ainda tem que pagar a prestação e a manutenção do automóvel.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES