Vendas de smartphones crescem 89% no trimestre

Em todo o mundo, foram vendidas 81,1 milhões de unidades no trimestre

Avalie a matéria:
iPhone, da Apple: empresa supera a RIM | Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As vendas mundiais de smartphones somaram 81,1 milhões de unidades no terceiro trimestre, um avanço de 89,5% na comparação com os 42,8 milhões de aparelhos comercializados em igual período do ano passado, informa a International Data Corporation (IDC).

No acumulado do ano foram vendidos 200,6 milhões de aparelhos, um acréscimo de 67,6% em relação às 119,6 milhões de unidades entregues entre janeiro e setembro de 2009.

"Cada vez mais os consumidores buscam os smartphones como seus próprios aparelhos, enquanto as operadoras têm ampliado a oferta e os subsídios", afirma o pesquisador sênior da IDC Ramon Llamas.

O especialista também destaca as recentes atualizações de sistemas móveis para BlackBerry, iPhone, celulares com Windows, da Microsoft, e Symbian como impulsionadores do crescimento nas vendas.

No final de 2010, a IDC estima que mais de 20% de todos os dispositivos vendidos mundialmente serão convergentes.

Em 2009, os celulares inteligentes representaram 15% do mercado. Entre os cinco principais fornecedores de celulares do mundo, a Nokia mantém a primeira posição com 32,7% de participação de mercado - abaixo da fatia de 38,3% registrada no terceiro trimestre de 2009 - e 26,5 milhões de unidades vendidas no terceiro trimestre - alta de 61,6% em relação ao terceiro trimestre de 2009.

A Apple saiu do terceiro para o segundo lugar no ranking global da IDC, no terceiro trimestre, com 17,4% do mercado e 14,1 milhões de unidades vendidas - salto de 90,5% nas vendas em um ano.

A empresa de Steve Jobs passou a fabricante dos aparelhos BlackBerry, Research In Motion (RIM), cuja participação de mercado caiu de 19,9% entre julho e setembro de 2009 para 15,2% no terceiro trimestre deste ano. No período, o volume de unidades vendidas da RIM cresceu 45,9% para 12,4 milhões.

A Samsung registrou a maior taxa de crescimento anual nas vendas de aparelhos. O resultado da empresa saltou 453,8%, de 1,3 milhão de unidades comercializadas no terceiro trimestre de 2009, para 7,2 milhões entre julho e setembro deste ano. Na quinta posição, a taiwanesa HTC apresentou avanço de 176,2% nas vendas em um ano reportando 5,8 milhões de celulares comercializados entre julho e setembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES