Vendas do comércio varejista têm maior alta desde 2008, aponta pesquisa do Serasa

De acordo com a Serasa, a proximidade do fim do IPI reduzido na linha branca impulsionou as compras dos consumidores no mês passado

Avalie a matéria:
Vendas do comércio varejista | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As vendas do comércio varejista nacional crescem 7,1% em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo levantamento da Serasa. A alta foi a maior nessa base desde a registrada em dezembro de 2008, quando ficara em 7,5%. No acumulado do ano de 2009, o indicador registrou crescimento de 4,7%.

Na comparação entre mesmos meses, os principais responsáveis pela alta foram os setores de veículos, motos e peças (20,4%) e móveis, eletroeletrônicos e informática (12,2%), ambos influenciados pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

IPI

De acordo com a Serasa, a proximidade do fim do IPI reduzido na linha branca impulsionou as compras dos consumidores no mês passado. Frente a setembro, a alta nas vendas de eletrodomésticos foi de 1,1%, a maior entre os setores pesquisados. No caso dos veículos, a volta gradual do IPI já pesou negativamente, reduzindo as vendas em 0,9% frente ao mês anterior.

Com esses resultados, a atividade varejista teve alta de 1,3% na comparação entre setembro e outubro, aponta a pesquisa.

O mês de outubro ainda registrou taxas mensais positivas em supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, de 0,4%; e em tecidos, vestuário, calçados e acessórios, de 0,7%. Por outro lado, tiveram queda as vendas nos segmentos de material de construção (-1,9%) e combustíveis e lubrificantes (-0,5%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES