Vendas no varejo têm queda de 0,3% após 7 meses

Na comparação com outubro de 2007, as vendas aumentaram 10,1%.

Avalie a matéria:
Vendas no varejo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após sete meses consecutivos de crescimento, as vendas no comércio varejista registraram queda de 0,3% em outubro em relação a setembro, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE.

Na comparação com outubro de 2007, as vendas aumentaram 10,1%. No ano, o varejo acumula alta de 10,4% e em 12 meses, de 10,3%.

Na série com ajuste sazonal, segundo a pesquisa, das dez atividades pesquisadas, somente três registraram crescimento: livros, jornais, revistas e papelaria (3,6%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,4%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,2%).

Os desempenhos foram negativos, na comparação com setembro, nas atividades de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,1%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,2%); móveis e eletrodomésticos (-0,9%); combustíveis e lubrificantes (-1,1%); material de construção (-1,9%); tecidos, vestuário e calçados (-4,4%); e veículos e motos, partes e peças (-19,9%).

Também nesta terça-feira (16), a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) divulgou os números relativos a outubro. O comércio varejista da região metropolitana de São Paulo apresentou em outubro queda no faturamento real de 6,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista.

A redução das vendas acontece após 30 meses consecutivos de alta. Nos dez primeiros meses do ano, as vendas acumuladas apresentaram evolução de 4%. Mesmo com os efeitos da crise financeira global afetando o varejo, a partir do último trimestre, a entidade estima que as vendas cresçam 3% neste ano sobre 2007.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES