Vendas no varejo voltam a cair em fevereiro, diz IBGE

O resultado de fevereiro quebrou uma sequência de três meses de alta.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As vendas no comércio varejista brasileiro caíram 0,5% em fevereiro, após terem crescido 3,3% (dado revisado), de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta sexta-feira (13). O resultado de fevereiro quebrou uma sequência de três meses de alta. No ano, o indicador tem alta de 8,7% e, em 12 meses, de 6,7%. Na comparação com fevereiro do ano passado, o varejo cresceu 9,6%.

Em relação à receita nominal, também foi registrado recuo, de 0,7%, o primeiro registrado desde março de 2010, segundo o IBGE. No acumulado de janeiro a fevereiro, o comércio tem avanço de 12,6% e, nos últimos 12 meses, de 11,4%. Já na comparação com fevereiro de 2011, o aumento verificado nas vendas é de 13,2%.

Na pesquisa de fevereiro, dos 10 setores do comércio avaliados pelo IBGE, 4 tiveram aumento no volume de vendas, com destaque para equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,1%) e combustíveis e lubrificantes (1,9%), entre outros.

Em relação a um ano antes, só duas atividades registraram resultado negativo: livros, jornais, revistas e papelaria e tecidos (-0,8%) e vestuário e calçados (-3,4%). Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo tiveram maior alta no volume de vendas, de 11,8%, e exerceram o maior impacto sobre a taxa.

Nas regiões

O comércio nos 27 estados apresentou aumento sobre fevereiro de 2011. Os principais resultados partiram de Roraima (35,9%); Tocantins (19,6%); Mato Grosso do Sul (17,1%); Santa Catarina (16,2); e Paraná (15,9%).

Na comparação com janeiro, 13 estados tiveram resultados positivos. As maiores variações foram em Alagoas (8,3%); Sergipe (4,9%); Amapá (5,0%); Tocantins (4,7%). As maiores quedas foram no Acre (-3,4%); Paraná (-3,2%); Rondônia (-3,1%) e Rio Grande do Sul (-1,8%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES