Vereadores de São Roque instauram Comissão para investigar Instituto Royal

Comissão é presidida pelo vereador Marcos Augusto Issa Henriques de Araújo, com relatoria do vereador Flávio Andrade de Brito

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os vereadores da Câmara Municipal de São Roque (SP) instauraram uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar as ações do Instituto Royal no município. Nesta terça-feira (22/10) ocorreu a primeira reunião da comissão. A comissão é presidida pelo vereador Marcos Augusto Issa Henriques de Araújo, com relatoria do vereador Flávio Andrade de Brito e vice-presidência de Adenilson Correia.

Na madrugada de sexta-feira (18/10), manifestantes invadiram o instituto e levaram animais usados em pesquisas laboratoriais. Eles acusam o Royal de praticarem maus-tratos às cobaias, como beagles e ratos.

Em sua primeira reunião, a comissão decidiu encaminhar ofícios aos órgãos públicos competentes para solicitar cópias de licenças, alvarás e de outros documentos necessários para o funcionamento do Instituto Royal. Também será enviado um requerimento ao Departamento de Planejamento da prefeitura solicitando informações sobre a adequação do local. A comissão também pretende convocar servidores públicos e ex-funcionários do instituto para prestar esclarecimentos.

Os trabalhos da comissão terão o prazo de 90 dias para serem concluídos, podendo ser prorrogado. Os encontros serão feitos sempre às quartas-feiras.

Também nesta terça-feira (22/10) foi criada uma comissão externa na Câmara dos Deputados para investigar o instituto. A comissão será coordenada pelo deputado federal Delegado Protógenes (PCdoB/SP), com relatoria do deputado Ricardo Izar (PSD/SP). A comissão pretende investigar os prejuízos decorrentes da invasão ao instituto e apurar se a empresa maltratava os animais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES