Vitrines atrativas aumentam vendas, afirma pesquisa realizada pelo Sebrae

Pesquisa aponta que melhorias no aspecto visual da loja podem ampliar as vendas de 12% a 40%. Por isso os lojistas investem na plástica dos espaços

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primeira impressão é a que fica e também pode atrair muitos clientes e resultar em boas vendas. Pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de São Paulo aponta que melhorias no aspecto visual da loja podem ampliar as vendas de 12% a 40%. Para garantir que as vitrines sejam atrativas e chamativas aos olhos de clientes existem profissionais especializados que ensinam os modelos de vitrines adequados para cada tipo de público. São os consultoras de vitrines.

É o caso da consultora do SEBRAE Claudilene Pontes de Macedo, que trabalha com o conceito do visual merchandising, que é a técnica de trabalhar o ambiente de loja, trabalhando a identidade e personalidade através de uma exposição que consiga transmitir aos clientes a identificação de moda de forma clara.

?A vitrine faz uma promessa que precisa ser cumprida quando o cliente entra na loja. Tem que ter harmonia e comunicação entre a vitrine e o restante da loja. Uma boa vitrine é uma importante ferramenta de marketing e impulsionadora de vendas. Não existe um padrão, cada loja deve ser analisada de acordo com sua identidade para o planejamento da vitrine?, declara Claudilene.

Ela pontua que uma vitrine deve chamar a atenção e despertar o interesse em 30 segundos, que são fundamentais para induzir a entrada do cliente para dentro da loja. Também deve ser renovada com frequência, proporcionando harmonia entre os itens expostos. Além disso é interessante que seja temática, sempre que possível.

Claudilene ressalta que alguns fatores devem ser pensados na hora de montar a vitrine e toda ambientação de uma loja. Dentre eles a iluminação, disposição de produtos, móveis, equipamentos, precificação dos produtos, música ambiente, climatização, limpeza, provadores, dentre outros espaços que merecem cuidados e determinarão se o consumidor vai efetivar a compra e mais, se vai retornar à loja.

Natal e Réveillon estão chegando e as lojas devem se dedicar a apresentar vitrines atrativas. Afinal este é o período mais lucrativo do ano. A época é ideal para dar uma guinada nos negócios e na vitrine. Tanto o período natalino, quanto da virada carregam uma série de elementos que podem colaborar com a decoração, trazendo olhares e compras dos clientes.

Para esta época ela explica que é possível inovar de acordo com a identidade visual da empresa. ?O vermelho e o verde remetem a tràdição, mas hoje já podemos lançar mão de outras cores de acordo com a intenção e o tipo de estabelecimento?, destaca Claudilene e acrescenta que é importante pensar na maneira que os preços serão expostos. ?Hoje é lei expor os preços, eles devem ser expostos em plaquetas adequadas e que não prejudiquem o visual da vitrine?, explica.

Dicas para manter a vitrine atraente

Além de bonitas, as vitrines devem estar sempre atualizadas com as novidades e produtos da loja. É o que prega a gerente de uma loja de roupas, Tatiana Nogueira. ?É essencial ter sempre, a cada 10 dias, novidades pra colocar na vitrine. Algumas lojas, principalmente as franquias, seguem um padrão, onde a cada 10 dias são enviadas fotos de sugestões para vitrine, mas existe também o bom senso e o conhecimento da gerência para colocar aquilo que temos na loja.

A principal função das vitrines é vender e informar!

Segundo ela a iluminação é algo fundamental para destacar uma vitrine. ?Na vitrine tudo é válido, todos os materiais são bem utilizados, desde que tenha a ver com o tema proposto pela coleção ou peça loja. Mas de fato a iluminação é algo primordial, ela é quem destaca as peças, os manequins e LED é sim a tendência do momento, sem falar dos seus benefícios econômicos. Uma vitrine bem iluminada e bem elaborada com certeza chama muita atenção?, afirma.

Tatiana destaca que cada loja tem sua própria decoração, porque muitas são franquias e elas estão cada vez mais investindo em vitrines que chamam a atenção dos produtos, mas nada muito chamativo, o simples sempre é mais notado. ?O que tenho mais observado são vitrines mais clean e com decorações mais sutis, mas cheias de criatividade e bom gosto, onde o foco é realmente o produto?, analisa.

Para ela é preciso diversificar e prestar atenção na reação dos clientes diante da vitrine. ?O que me inspira é uma vitrine colorida, divertida, de bom gosto e cheia de bossa e mais que eu faça e logo haja o termômetro que é os clientes parando na frente e entrando pra perguntar o preço... Aí sei que acertei em cheio. Clientes gostam de looks diferentes de peças que chamem a atenção, bonitas e com preço bacana?, avalia.

Exibição de preços ajuda clientela

Para não ter problemas com os clientes é importante também ficar atento para a disposição dos preços dos produtos que estão expostos na vitrine. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que o preço deve ser exposto diretamente na peça a que se refere. Porém, há lojas que não cumprem o disposto no artigo 31 do CDC.

Algumas lojas, inclusive, disponibilizam os preços numa tabela única exposta na vitrine, o que é considerado irregular. O Código adverte que as informações devem ser corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa. Deve descrever características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.

Tais irregularidades podem incidir um auto de infração e consequentemente instauração de um processo administrativo. Além disso, o descumprimento da lei pode acarretar aplicação de penalidades como multas, cassação do alvará de funcionamento e interdição.

Os preços devem ser expostos na própria mercadoria, nas prateleiras e expositores, de forma totalmente legível. É importante destacar as condições de pagamento, prazos, parcelas, taxa de juros usada e o preço à vista. Produtos sem preço não vendem e ainda expõem a empresa a penalidades previstas no Código do Consumidor.

Vale lembrar que nem sempre os preços prevalecem na escolha do consumidor e por esta razão colocá-los na vitrine jamais espantará a clientela, pelos menos aquela que está realmente interessada em comprar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES