Volkswagem lança cupê do Passat na Alemanha

Enigmático porque parece lançar a Volkswagen em várias direções

VW lança cupê do Passat na Alemanha | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um carro bonito e enigm?tico, o novo cup? Passat CC teve lan?amento mundial na semana passada na Alemanha, onde ? fabricado e ser? exportado para v?rios pa?ses. Enigm?tico porque parece lan?ar a Volkswagen em v?rias dire?es, inclusive a um patamar que confere ? marca mais poder e status.

A exemplo do convers?vel EOS e do SUV Tiguan, a VW sinaliza com o CC uma nova era para a companhia, em que o design e for?a se sobressaem em produtos atraentes. A quest?o ? saber a rea??o do consumidor diante de produtos melhores, mas tamb?m mais caros.

Muitos dos jornalistas convidados a ir at? a Alemanha pela montadora acharam o Passat CC a c?pia de um ?cone da conterr?nea Mercedes-Benz, o cup? CLS, que custa pelo menos o dobro que o carro da Volkswagen em qualquer mercado do mundo. As linhas alongadas com frente e traseira bem-acabadas transformaram o Passat CC, que ficou bem diferente do Passat sed? convencional. O CC ficou bem moderno, com linha alta de cintura e pouca ?rea envidra?ada.

Com rodas aro 17 e pneus largos 234/45, o cup? ficou com apar?ncia de um carro "invocado". A frente, com as caracter?sticas da moderna Volkswagen, onde a grade dianteira parece estampar o VW que identifica marca, d? impon?ncia e quebra um pouco a vis?o de um carro de dimens?es que costumam agradar a um p?blico mais conservador. Com 4,799 m de comprimento, 1,855 m de largura, e 1,417 m de altura, o cup? conseguiu um conjunto de linhas bastante agrad?veis.

O melhor de tudo foi dirigir o carro entre Munique e uma cidadezinha pr?xima aos alpes su??os. Quando esteve nas Autobans - estradas em que n?o h? limite de velocidade - o CC mostrou for?a de sobra. ? simples atingir marcas acima de 180 km/h. Pista e carro n?o faltam para quem quer sentir fortes emo?es.

Na parte do trajeto de cerca de 200 km, onde trafegamos por buc?licas vilas e aldeias, num come?o de primavera em que o frio ainda predomina pelas manh?s e o gelo se acumulava no cume das montanhas, o novo carro da Volkswagen mostrou muita estabilidade e conforto em vias sinuosas.

Uma das novidades que mais agradou no novo Passat foi um sistema eletr?nico que age por meio de sensores instalados nos comandos de dire??o. O mecanismo reconhece quando o motorista n?o faz a devida mudan?a de faixa na estrada ou imperfei?es no asfalto. Com isso, "toma" a dire??o para si e devolve ao motorista quando corrigida a situa??o. A tecnologia ?, ao mesmo tempo, surpreendente e irritante, j? que o maior prazer de dirigir ? estar o tempo todo no comando.

Uma c?mera instalada atr?s tamb?m ajuda nas manobras de r?. A tecnologia, apresentada pela primeira vez em marcas luxuosas, como a Mercedes-Benz, indica com um quadro virtual qual a dire??o que o motorista deve posicionar o pneus. Ajuda, principalmente, em espa?os apertados e em manobras noturnas, com pouca luz.

Internamente, o Passat CC tem grande espa?o. O painel ? amplo, mas faltou um pouco mais de esportividade - uma apar?ncia que o cup? ganhou externamente. As linhas retas do painel ficaram muito s?brias. A Volkswagen poderia ter ousado um pouco mais neste quesito. A altura dos assentos tanto dianteiros quanto traseiro proporciona aos ocupantes uma boa vis?o externa e tamb?m do habit?culo.

O Passat cup? vir? numa ?nica vers?o para o Brasil, a equipada com o motor V6. ? a vers?o mais luxuosa e mais potente do modelo, que, na Europa, tem as vers?es 1.8 e 2.0, com c?mbio autom?tico ou manual. O carro dever? chegar por aqui apenas no primeiro trimestre do ano que vem. O pre?o ainda n?o est? definido, mas pode atingir a cifra de R$ 200 mil. ? claramente um carro para dar proje??o ? Volkswagen, que j? vende no Brasil o Passat sed? e a vers?o perua do modelo.

Mas, o cup? CC tem f?lego para atrair um p?blico interessado em design, esportividade e performance. A vers?o que chegar? atinge de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos. A velocidade final ? limitada eletronicamente em 250 km/h. O c?mbio eletr?nico, de seis velocidades, oferece r?pidas t



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES