Volkswagen apresenta Up! como um “Fusca do futuro”; vendas do modelo começam em fevereiro

Modelo deverá ser o mais barato na marca, mas preços ainda não saíram

Black Up! é uma das versões top de linha do modelo | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após muitos flagras e algumas prévias divulgadas, a Volkswagen apresenta nesta segunda-feira (27) detalhes sobre o Up!, que será o novo modelo mais barato da montadora no país, preenchendo a lacuna deixada pelo Gol G4, da geração antiga, que saiu de linha após a entrada em vigor da obrigatoriedade de freios ABS e airbags. Serão oferecidas 4 versões, com motor 1.0 (82 cavalos) e câmbio manual, mas os preços só serão revelados no mês que vem, quando o carro será lançado.

O modelo nasce com a missão de ser histórico para a marca. "O Up! é como um Fusca do futuro, feito para substituir o carro do povo", diz Luiz Alberto Veiga, chefe de design do modelo. "Desde o início do trabalho pensamos em fazer um ícone", continua Veiga.

"Tem todos os requisitos para ser líder", completou Henrique Sampaio, gerente de marketing e produto. Apesar de a Volkswagen dizer que o carro ?não tem concorrentes diretos?, a montadora não nega que brigará com a Fiat. ?Tem proximidade com o Uno?, afirma Sampaio. Ainda em 2014, mais um rival de peso deve chegar: a nova geração do Ford Ka, que teve protótipo apresentado em 2013.

Por ora, a VW só divulga a configuração 4 portas e com câmbio manual, mas dados divulgados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), na tabela anual de eficiência energética de modelos à venda no Brasil, mostraram que o carro também terá versões de 2 portas e com o câmbio automatizado I-Motion.

A base é o motor 1.0 de três cilindros flex, o mesmo do Fox Bluemotion, e o câmbio manual de 5 marchas. De acordo com a marca, o propulsor rende 75 cavalos de potência e 9,7 kgfm de torque, utilizando gasolina. Com etanol, são 82 cv e 10,4 kgfm de torque. A velocidade máxima divulgada é de 165 km/h, com etanol, e 163 km/h, com gasolina.

O modelo terá as versões Take Up!, Move Up! e High Up!, partindo, nesta ordem, da mais básica. A versão topo de linha foi subdividida em Red Up!, White Up! e Black Up!, que diferem entre si apenas pelas cores que os próprios nomes especificam: vermelho, branco e preto.

O banco do motorista possui regulagem para altura em todas versões e os assentos dianteiros têm encosto de cabeça integrado, gerando visual esportivo. A abertura elétrica do porta-malas também é de série.

Todas as opções possuem, além dos obrigatórios freios ABS e airbag duplo (para motorista e carona), cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, para caso de colisão, e fixação de cadeirinhas para crianças com o sistema Isofix, que permite o engate rápido. Para o Up!, a Volkswagen desenvolveu uma linha especial de cadeirinhas que serão vendidas nas concessionárias.

Entre os opcionais está o sistema de entretenimento e navegação chamado de ?maps and more? ("mapas e mais", em livre tradução do inglês).

Ar-condicionado e aquecimento interno são de série apenas nas opções topo de linha (Red, White e Black). Nas demais, pode ser adquirido como opcional.

A direção elétrica é inclusa somente a partir da versão High Up!, intermediária. Nas de entrada, Take e Move, é necessário pagar a mais por ele. A hidráulica também é um opcional na versão mais básica, Take.

O carro ainda tem spoilers laterais e traseiro como acessórios.

Sem vidro elétrico na traseira

Vidros elétricos traseiros não são oferecidos nem como opcionais. Segundo a montadora, este é um item que o público-alvo destes modelos quase nunca instala.

O teto envidraçado, presente em algumas versões no exterior, também está fora do pacote brasileiro divulgado nesta segunda.

Take Up! - sem conta-giros

É a mais básica de todas. O painel tem apenas mostrador de velocidade, sem o conta-giros. Possui regulagem para altura no banco do motorista, encosto de cabeça nos assentos dianteiros e dois lugares do banco traseiro, abertura elétrica do porta-malas e rodas de aço de 13 polegadas com calotas. São opcionais direção hidráulica ou elétrica, aquecimento, ar-condicionado, vidro e trava elétrica, sistema de som e rodas de aço de 14 polegadas, também com calotas.

Outros itens que podem ser adicionados ao pacote são: o sistema s.a.v.e, com uma placa divisória horizontal, que auxilia para organizar objetos, capaz de sustentar até 100 kg, que altera a profundidade do porta-malas; e o dispositivo de ajuste na coluna de direção.

Move Up! - o que mais venderá

De acordo com a Volkswagen, esta versão, que é transição da básica para a intermediária, deverá responder pela maior parte de vendas do compacto, cerca de 30%, informa a montadora. Além dos itens já mencionados na versão Take, a Move acrescenta computador de bordo com 10 funções, o sistema s.a.v.e no porta-malas e três encostos de cabeça para os ocupantes da traseira.

As rodas são de aço de 14 polegadas, com calotas, e o modelo começa a ganhar detalhes mais esmerados, como maçanetas na cor do carro. A partir do Move-Up, o painel também é mais completo, contando com conta-giros.

Revestimento dos bancos em couro sintético, aquecimento, ar-condicionado e direção elétrica seguem como opcionais, assim como vidros elétricos dianteiros, travas, rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis e lanterna de neblina, o sistema de navegação ?maps and more?, sensor de estacionamento e ajuste de altura da direção.

High-up! - inclui direção elétrica

Opção entre intermediária e topo de linha, a High-Up! tem pacote um pouco mais completo, com direção elétrica, sistema s.a.v.e. para o porta-malas, sensor de estacionamento, faróis de neblina, alarme remoto e chave do tipo canivete.

As rodas são de liga leve de 15 polegadas e o painel central é colorido conforme a tonalidade do carro. O logotipo Up! aparece nos bancos.

Ar-condicionado, aquecimento, dispositivo de navegação "maps and more", sistema de som e bancos em couro sintético são opcionais.

White-Red-Black-Up! - as mais caras

No trio que compõe a versão topo de linha, praticamente todos os itens são de série, com exceção do sistema de entretenimento ?maps and more? e o revestimento em couro sintético nos bancos. As rodas também são de 15 polegadas, mas com desenho diferenciado para estas versões.

Performance e consumo

A Volkswagen informa que o Up! vai de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos (gasolina) e 12,4 segundos (etanol). Segundo o Inmetro, o modelo tem médias baixas de consumo: utilizando somente etanol, faz 9,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada.

Quando abastecido somente com gasolina, os valores são 13,2 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada). Segundo a Volkswagen, o Up! é quase um ?Bluemotion?, designação utilizado pela marca para sua série de veículos com adventos ligados à economia de combustível. Os pneus chamados de ?verdes?, com baixo coeficiente de arrasto estão presentes a partir da versão Move Up!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES