Economista aconselha que servidor pague contas com 13°

Economista aconselha que servidor pague contas com 13°

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mestre em Economia Sebasti?o Carlos, assessor da ?rea t?cnica da Funda??o Cepro, recomenda aos servidores p?blicos que paguem suas d?vidas com o dinheiro do d?cimo terceiro sal?rio. Para ele, a melhor solu??o ? pagar as contas para que no pr?ximo ano as finan?as n?o fiquem fora de controle. Para que isso aconte?a ? preciso evitar as promessas das lojas e resistir aos apelos da televis?o.

Para Sebasti?o Carlos, ? falta de senso comprometer o que se recebe no dia e ainda adquirir mais bens para serem pagos no futuro. Ele explica que o d?cimo terceiro sal?rio representa uma renda extra no or?amento do servidor e deve ser usado justamente para abater as d?vidas feitas no decorrer do ano que se encerra. ?Se a pessoa pega o d?cimo terceiro e faz novas d?vidas vai caminhar para a insolv?ncia?, lembra o economista.

O economista da Funda??o Cepro, que atua na avalia??o de desempenho municipal e mercado de trabalho, lembra Max Weber, um fil?sofo da Economia, para aconselhar: ?o bom pagador ? dono do bolso alheio?.

Por isso, ele fundamenta sua opini?o sobre o melhor destino para o d?cimo terceiro. "Esse dinheiro serve para interromper o ciclo de apologia ao consumo de pessoas que, influenciadas pelas regras do capitalismo, confundem o esp?rito de Natal com a id?ia de consumo. Na verdade ? um momento de reflex?o sobre a bondade e a solidariedade, mas muita gente aproveita o per?odo para se endividar e comer muito", explica.

Sebasti?o Carlos explica essa tend?ncia como estrat?gia do capitalismo utilizada por empres?rios e governo: um vende e o outro cobra o imposto. Lembra que h? empresas que s? saldam d?bitos fiscais com as vendas de fim de ano, exatamente, quando cresce o volume de tributos arrecadados pelo fisco.

Assim, sua receita para o d?cimo terceiro ? bastante singela: pagar as contas em primeiro lugar; em segundo gastar apenas com o necess?rio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES