Economista ensina como controlar gastos em tempos de crise

Uma pesquisa revelou que os brasileiros estão otimistas quanto à crise

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O final do ano está chegando e junto com os preparativos para as festas natalinas e o reveillon chegam também as dívidas. Os presentes para a família e amigos, as decorações na casa ou ainda a viagem para passar a virada de ano em outra cidade acabam comprometendo o orçamento anual. Em tempos de crise financeira, nada melhor que economizar e planejar.

Uma pesquisa realizada recentemente por uma agência de publicidade nos países latinos revelou que os brasileiros estão otimistas quanto à crise. Os dados mostram que mesmo acreditando que o mercado brasileiro pode demorar a sentir os efeitos da crise, os consumidores da classe C e D pretendem economizar em alguns setores de ?menor? urgência, como viagens, compra de eletrodomésticos e carro.

Mas controlar os gastos não é uma tarefa fácil. Muitas pessoas acabam procurando especialistas no assunto para ajudar no planejamento ou ainda cursos que ensinem qual a melhor forma de economizar. A estudante Patrícia Andrade é cuidadosa na hora de escolher os presentes de natal. ?Eu sempre procuro lojas que proporcionam as melhores ofertas e que estão dentro do meu orçamento mensal. Não costumo comprar com cartão de crédito nesse período para evitar entrar no ano novo com dívidas?, disse

Para o economista Rafael Paschoarelli existem muitas receitas para começar o ano novo sem dívidas e com o nome longe do SPC e Serasa. Para ele a primeira mudança é a de atitude. ?Não se deve gastar um centavo com dinheiro que não se possua.

Se isto for levado a ferro e a fogo, a pessoa não vai comprar a prazo.

Comprar a prazo e depois não ter renda para pagar as prestações é um dos principais fatores do aperto financeiro. A dica é: se não tiver o dinheiro, não compre?, disse.

O economista Rafael Paschoarelli (SP) estará em Teresina, nos dias 12 e 13 de dezembro falando sobre o assunto. Ele ministrará o curso ?Finanças Pessoais?, no Instituto de Estudos Empresariais de Teresina-Iemp.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES