Educação: Inep divulga os resultados individuais do Encceja 2023

A prova é uma forma de jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada receberem certificado do ensino fundamental e do ensino médio

Educação: Inep divulga os resultados individuais do Encceja 2023 | Divulgação/MEC
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os resultados individuais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2023 já se encontram disponíveis no Sistema Encceja. Esta avaliação representa uma oportunidade para jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada obterem o certificado de conclusão tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou também os resultados do Encceja Exterior, destinado aos brasileiros residentes no exterior, assim como da versão do exame direcionada a jovens e adultos que estão submetidos a penas privativas de liberdade (PPL) no exterior. Em 2023, o Instituto Federal Fluminense será responsável pela certificação dos candidatos à conclusão do ensino médio, enquanto o Colégio Pedro II ficará encarregado do ensino fundamental.

Realizado pelo Inep desde 2002, de forma voluntária e gratuita, o Encceja avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar. O exame tem quatro aplicações, com editais e cronogramas distintos:  

- Encceja Nacional para residentes no Brasil;

- Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas;

- Encceja Exterior, para brasileiros residentes no exterior;   

- Encceja Exterior PPL, para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. 

PROVAS

As aplicações internacionais do Encceja são realizadas em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). As provas são administradas em um único dia, nos períodos da manhã e da tarde, com a edição de 2023 ocorrendo no mês de agosto. O exame consiste em quatro provas objetivas, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha, acompanhadas de uma redação. As provas objetivas avaliam áreas de conhecimento e os respectivos componentes curriculares dos ensinos fundamental e médio.

Além de certificar jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada, o Encceja desempenha um papel fundamental ao orientar a implementação de políticas visando a melhoria da qualidade da educação para esse público. Adicionalmente, possibilita o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro. Os editais referentes ao exame de 2023 podem ser acessados no site oficial do Encceja. Para obter mais informações, está disponível o número 0800 616161.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES