Educação Profissional oferece cursos na área de Saúde

Educação Profissional oferece cursos na área de Saúde

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro Estadual de Educa??o Profissional em Sa?de Monsenhor Luiz Barbosa Cortez, mais conhecido por Premen Sul, situado na rua Clim?rio Bento Gon?alves, sem n?mero, bairro Monte Castelo, destaca-se entre as 28 escolas para as quais a Secretaria de Educa??o e Cultura (Seduc), atrav?s da Unidade de Educa??o Profissional, Inclus?o e Diversidade, est? oferecendo 6.600 vagas, por meio de exame classificat?rio, para cursos t?cnicos integrados ao ensino m?dio.

A diretora do Centro, Adelice Freitas, disse que pelo nome da institui??o seu funcionamento ? restrito ? ?rea de Sa?de e que, al?m de Enfermagem, Radiologia, Biodiagn?stico e Higiene Dental, que j? eram ministrados, o edital do exame classificat?rio incluiu mais dois cursos: Nutri??o Diet?tica e Sa?de Comunit?ria.

Esses cursos s?o de Ensino M?dio Integrado com alunos egressos do Ensino Fundamental. As inscri?es foram iniciadas dia 12 e ser?o encerradas dia 21 de dezembro. O aluno faz a sua inscri??o via internet: www.cefetpi.br/concursos.

Demanda - De acordo com Adelice Freitas, o Centro tem uma grande demanda com rela??o ? procura por curso t?cnico, vez que o mercado tem muitos trabalhadores sem certificados como t?cnicos. Todos os cursos incluem um est?gio numa empresa privada da ?rea de Sa?de, como hospital, laborat?rio e cl?nica, em que muitas vezes o estudante, de acordo com o seu desempenho, consegue ser contratado.

Ela observou que no servi?o p?blico isso n?o acontece pois a admiss?o s? se d? mediante concurso p?blico, mas h? uma procura muito grande por t?cnicos na ?rea da sa?de. O mercado est? precisando urgentemente desses profissionais.

Adelice Freitas explicou que o Ensino M?dio Integrado ? para egressos do Ensino Fundamental, enquanto o Ensino Subseq?ente ? para quem j? cursou o Ensino M?dio e vai fazer somente a parte espec?fica do curso que escolheu. Neste caso, a carga hor?ria ? menor.

O Ensino M?dio Integrado tem uma dura??o de quatro anos porque ? direcionado ao Ensino M?dio, mas o aluno j? se forma como t?cnico. J? no Ensino Subseq?ente, a parte te?rica ? feita em um ano e seis meses, com mais seis meses de est?gio. Portanto, ap?s dois anos o aluno j? estar? qualificado para o mercado de trabalho.

Estrutura - O Centro est? passando por uma reforma em sua estrutura, abrangendo o laborat?rio de Biodiagn?stico, Enfermagem e Higiene Dental. ?Vai ficar um laborat?rio muito bonito?, avalia Adelice Freitas, lembrando que a biblioteca tamb?m est? sendo restaurada.

A diretora anunciou que atrav?s de um conv?nio com o Minist?rio da Sa?de, a escola foi contemplada com equipamentos que dever?o ser entregues ap?s a reforma das instala?es, o que est? previsto para janeiro pr?ximo. Esses equipamentos s?o essenciais para aulas pr?ticas e de fundamental import?ncia para que os alunos possam aplicar seus conhecimentos nos est?gios em empresas privadas da ?rea de sa?de.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES