Educadora lista 5 atitudes lúdicas que auxiliam na correção infantil

As atitudes contribuem para fortalecer o vínculo entre tutores e as crianças e assim favorecer uma convivência mais afetiva

| reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Existem opções mais saudáveis para a correção das crianças sem o uso do castigo? Muitos não acreditam, porém há maneiras de educar a criança sem resultar em medo e de forma com que ela compreenda os motivos do não e aprenda a administrar as suas emoções.

"Quando um pai ou uma mãe dizem que são contra o castigo, muitos não entendem e acham que não pode existir educação sem castigar. Mas a verdade, é que tem como você corrigir uma criança de um forma mais respeitosa e afetiva e ao mesmo tempo favorecer a sua educação" - explica Luciana Moreira, educadora e brinquedista na Brinquedoteca Itinerante Colônia do Brincar.

Além disso, a profissional diz que é importante não deixar a criança sozinha após o mau comportamento. Quando é aplicado o castigo, normalmente a criança fica isolada em algum ambiente, o que causa sensações de abandono no exato momento onde ela mais precisa de apoio e acolhimento. O ideal é ficar junto da criança para protegê-la do perigo físico ou moral e assim que o mau momento passar oferecer a ela as explicações de qualidade que ajudarão a evitar o erro da próxima vez e ser melhor.

A inspiração de Luciana para auxiliar os pais e educadores na educação das crianças vem da pedagogia logosófica, que valoriza a parte sensível e o vínculo afetivo entre educadores e pais para a formação integral das crianças. "Temos que pensar que a criança possui uma linguagem diferenciada dos adultos, a forma como ela se expressa muitas vezes não é compreendida. As atividades lúdicas que ensino no curso ‘Brincar é coisa séria!’ visam que os responsáveis possam conseguir uma correção mais assertividade e afetiva em suas atitudes, pois a forma como tratamos as crianças será a impressão mais forte que ficará em sua vida e essas referências positivas são essenciais para educá-la para a vida e não apenas para o momento", explica a educadora.

Para exemplificar como é possível colocar em prática a ideia, a profissional separou algumas Atitudes Lúdicas para conversar com a criança de maneira assertiva, educativa e sem o tão temido castigo.

Mural das emoções: É uma atitude lúdica para ensinar a alfabetização emocional. Geralmente a criança não sabe nomear e nem reconhecer as suas e por isso o mural pode ter emojis impressos, para que os tutores ajudem a criança a expressar qual o sentimento que a representa naquele momento, desta forma ela irá aprender a interpretar o que está sentindo e qual a melhor forma de administrar esta emoção.

A cor do acordo: Experiência visual para mostrar à criança a importância da conversa e de ouvir as duas partes. A pessoa ouve a criança sobre o que ela quer ou não fazer, após isso ela também ouve o que eles esperam dela. Feito isso um com a tinta amarela e outro com a tinta azul, misturam ambas, gerando a cor verde. Exemplificando de forma visual que mesmo com opiniões diferentes ambas expectativas podem ser unidas para chegar na cor da conciliação.

Casa Mental: Montar com item reciclável uma casinha, que é igual a mente e da mesma forma que não devemos deixar entrar qualquer pessoa, não devemos deixar pensamentos ruins na mente. Pode ser feito por meio de papéis com sentimentos escritos, colocando na casinha o que pode entrar e tirando e evitando o que não pode.

Semáforo de evolução: Utilizando as cores do semáforo vamos avaliando junto com a criança o seu comportamento. Desta forma ela percebe que pode melhor em tudo e que o mau comportamento do momento não a representa como um todo e nem a defini. A cor vermelha identifica o mau comportamento, a amarela as atitudes que precisam de atenção para não repetir e a cor verde é sinal de que está indo no caminho certo e que pode continuar no esforço de ser cada dia melhor.

Obediência inteligente: Essa parte pode ser aplicada juntamente com as alternativas anteriores, onde é explicado que a obediência deve ser por amor, a sua vida e aos princípios de bem e proteção. Além disso é importante não abandonar a criança quando ela desobedece, cometendo um erro e usar a enérgica doçura que é quando corrigimos a criança sem perder o nosso controle emocional evitando assim atitudes de violência.

As maneiras de educação podem ser diferentes, mas são sempre unidas por algo maior: O amor e mãe de todas as virtudes: a bondade. "Todas as atividades devem ser feitas em um melhor momento para que a criança esteja em condições de assimilar o que lhe é ensinado através das dinâmicas favorecendo que tenha "pensamentos pensados" para quando a situação ocorrer novamente e assim poder superar o seu comportamento em relação ao anterior", complementa a educadora.

Sobre

A Brinquedoteca Itinerante Colônia do Brincar surgiu do sentimento de sua idealizadora, Luciana Moreira, possui com a sua infância. A profissional possui 25 anos atuando na área da educação e há sete anos se dedica as atividades brincantes e foi certificada como Brinquedista pela ABBri (Associação Brasileira de Brinquedotecas) e com isso, surgiu o projeto que valoriza a linguagem do brincar para uma maior conexão entre os pais, educadores com as crianças.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES