Eike Batista contrata ex-ministro da Justiça para defesa de seu filho Thor em acidente

Bastos já defendeu, entre outros famosos, o médico Roger Abdelmassih

Eike contratou ex-ministro da Justiça para defender o filho | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O empresário Eike Batista contratou o ex-ministro da Justiça e advogado Marcio Thomaz Bastos para defender o filho Thor, 20 anos, que atropelou e matou um ciclista na noite de sábado, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. "Sou advogado dele (Eike) há muito tempo e, logo que o caso aconteceu, ele me procurou", afirmou o ex-ministro ao Terra nesta quarta-feira.

Questionado se estava confiante, o ex-ministro - esteve no cargo durante todo o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e nos primeiros três meses do segundo -, respondeu: "estou, claro". Bastos, porém, não comentou qual será a estratégia de defesa. Ele disse que ainda não se inteirou do caso e de detalhes da perícia no Mercedes SLR McLaren de Thor, e que designou um colega para ir à polícia acompanhar os depoimentos.

Um seguidor do perfil de Eike Batista no Twitter questionou o empresário sobre a necessidade da contratação do ex-ministro, uma vez que Thor se diz inocente. "Só contrato o melhor, algum problema?", respondeu Eike.

Bastos já defendeu, entre outros famosos, o médico Roger Abdelmassih, condenado em 2010 por mais de 50 estupros de pacientes; o ex-vice-presidente do Banco Rural José Roberto Salgado, um dos réus do Mensalão; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Luiz Zveiter, acusado de defender uma construtora em um processo quando era presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ); Carla Cepollina, acusada de matar em 2006 o coronel da reserva da Polícia Militar Ubiratan Guimarães, comandante da invasão ao presídio do Carandiru em 1992; o ex-promotor Igor Ferreira da Silva, condenado pela morte da mulher, grávida de sete meses, em 2001; e o usineiro Marcelo Zacharias Afif Cury, acusado de matar duas pessoas após discussão em São Paulo, em 1997.

Nesta quarta, o filho do presidente do grupo EBX com a ex-modelo Luma de Oliveira compareceu à 61ª Delegacia de Polícia, em Xerém, para depor sobre a morte de Wanderson Pereira dos Santos, 30 anos. Ao deixar a sede, ele se disse convicto de sua inocência e garantiu amparo à família da vítima. "Lamento profundamente a perda do Wanderson, entendo a dor da família, e, mesmo convicto da minha inocência, vou prestar todo o apoio que eles necessitarem", afirmou.

Responsável pelo inquérito, o delegado Mário Roberto Arruda disse após ouvir Thor que descarta a possibilidade de o atropelamento ter ocorrido no acostamento da rodovia Washington Luís, como havia afirmado o advogado da família da vítima, Kleber Carvalho, e um vizinho que testemunhou o acidente. O delegado trabalha com a hipótese de o ciclista ter sido atingido quando tentava atravessar a via. Thor afirmou que o homem cruzou sua frente "repentinamente" e, por isso, não conseguiu frear a tempo.

O delegado solicitará novo laudo técnico - perícia de cálculo - para detectar a velocidade real do carro, o qual Thor afirmava guiar dentro do limite da rodovia, que é de 110 km/h. Após os laudos, que devem ficar prontos em pouco mais de duas semanas, Arruda deve encerrar o inquérito. Caso seja comprovada velocidade inadequada, ocorre o que a polícia chama de culpa concorrente, quando ambos têm responsabilidade - Wanderson estaria errado ao atravessar a via naquele ponto. Assim, Thor responderia a homicídio culposo, cuja pena em eventual condenação pode se estender de dois a quatro anos de detenção, além de suspensão ou proibição de se obter a habilitação para dirigir.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES