Êita Piula no Boca da Noite desta quarta-feira

O Projeto Boca da Noite, da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), abre sua primeira temporada de 2010

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Projeto Boca da Noite, da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), abre sua primeira temporada de 2010 com um grupo que já é referência dentro do cenário musical piauiense. Trata-se da banda Êita Piula, que, como o próprio nome sugere, bebe nas raízes da cultura regional extraindo ritmos tipicamente nordestinos desde os mais conhecidos do grande público como: xote, forró, baião, xaxado até aqueles originários do folclore local como balandê, samba de roda e congo, para citar apenas alguns.

A banda Êita Piula nasceu em meados de 2001, como produto da efervescência quintalesca do Quintal dos Galvão (Marquês/Teresina/Piauí), ambiente propício às criações artísticas que, há décadas, mobiliza pessoas em torno de atividades culturais com forte apelo popular.

O grupo é formado por Duda DI (voz e vocal), Diego Saraiva (violão e vocal), Kilson Nunes (contra-baixo e vocal), Alex Galvão, mais conhecido como Kid Heavy (zabumba), Mano Well(percussão e vocal), Caio (bateria) e Madão (cavaco e vocal), todos apaixonados pelo sertão e sua riqueza rítmica.

A banda já participou de várias apresentações acompanhando ou sendo acompanhada por grupos e artistas locais como o Grupo de Bumba-meu-boi Imperador da Ilha; o Balandê/Baião de Monsenhor Gil; o Grupo Casca Verde, do povoado Boquinha; o rabequeiro Pedro da Rabeca/MA; e a sanfoneira Sebastiana de São Raimundo Nonato, numa interação enriquecida pela mescla de gerações e talentos.

Entre os eventos importantes realizados na capital, no interior e em outros estados, o Êita Piula marcou presença no Festival O Sertão Vai Virar Mar; Festival Artes de Março, abrindo o show de Dominguinhos; 1º São João Nordeste em São Paulo, tocando com grandes nomes da música nordestina como Elba Ramalho; integrando a Nação Piauí, Semana de Arte e Cultura realizada em Brasília com diversos artistas piauienses. Fora festivais como o Piauí Pop, Festival de Pedro II e no 2º Festival de Rabeca do Piauí realizado ano passado.

Em outubro de 2006, gravam seu primeiro CD intitulado Forró de Fundo de Quintal. No ano seguinte, em novembro, gravam o DVD Forró de Fundo de Quintal em parceria com a TV Assembleia, através do projeto Canta Piauí.

A banda traz para o Boca da Noite um repertório com canções que retratam o cotidiano sertanejo, seu povo, linguagem, natureza, história, ritmos e crenças, prestando também homenagens a figuras que influenciam direta e indiretamente o trabalho do grupo, como Mestre Galvão, Maria da Inglaterra e Virgulino Ferreira, o Lampião.

O público pode esperar um show contagiante no Boca desta quarta, onde a alegria, a festa e a cultura regional serão prestigiados no seu melhor estilo.

O Projeto Boca da Noite é realizado pela Fundação Cultural do Piauí e tem como objetivo principal o incentivo e a divulgação da música piauiense, sendo realizado todas as quartas-feiras, das 19h às 21h, no Espaço Osório Júnior no Clube dos Diários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES