Eleições: candidatos devem ficar atentos às regras para propaganda

Redes sociais devem ser utilizadas com cautela.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mesmo em meio às discussões sobre o adiamento das eleições 2020 devido à pandemia do novo coronavírus, o calendário eleitoral estabelecimento pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permanece sem alterações. Por isso, os pré-candidatos precisam ficam atentos ao calendário e às regras, especialmente no que se refere à propaganda eleitoral.

Segundo o advogado Wildson Oliveira, especialista em direito eleitoral, diante deste cenário de incerteza, a recomendação para os pré-candidatos se mantém. As regras que estabelecem o que pode ou não ser feito nestas eleições municipais variam de acordo com o perfil do pré-candidato.

"Existem dois tipos de pré-candidatos: o pré-candidato que pleiteia a reeleição e o pré-candidato fora da cadeira. O pré-candidato fora da cadeira pode expor seus planos de governo, os projetos, demonstrar seus ideais e a bandeira que vai seguir. Já o pré-candidato que pretende disputar a reeleição não pode divulgar o número pelo qual foi eleito, mas pode expor seu plano de governo futuro, fazer prestação de contas a população, criar grupos na internet para expor seus ideais, sempre reforçando que é pré-candidato", esclarece o especialista Wildson Oliveira.

Wildson Oliveira também chama a atenção para uma importante ferramenta de divulgação que deve ser utilizada com bastante cautela: as redes sociais. "Neste momento, quem é pré-candidato pode usar as suas redes sociais para divulgar o plano de governo, as propostas, pensamento, fazer críticas a determinada gestão, dialogar com o eleitor e ouvir sua opinião. No entanto, não é permitido prometer ou garantir alguma coisa em troca do voto. Não pode, em nenhum momento, misturar projeto pessoal com projeto político. Também não é permitido fazer pesquisa dentro dos grupos de redes sociais", afirma.

O especialista em direito eleitoral alerta quanto ao uso das redes sociais para criar fatos e atacar de forma vil determinado candidato. "Hoje a fake news é crime, passível de multa. E replicar notícias falsas também é disseminar fake News. A partir do momento que você encaminha, também pode responder na Justiça. Não podemos esquecer que na última eleição municipal, em 2016, não havia esta prática de disseminar notícias falsas e as redes sociais não eram tão fortes e influentes como são hoje. Esta eleição de 2020 é extremamente perigosa para quem pensa que as redes sociais não serão investigadas", pontua. 

Próximas datas do calendário eleitoral

Caso não haja nenhuma mudança na data, o primeiro turno das eleições municipais acontecerá no dia 4 de outubro. De acordo com calendário eleitoral, os pré-candidatos que apresentam programas de rádio e televisão devem deixar a atividade a partir do dia 30 de junho. A partir de 20 de julho começa a ser calculado o tempo da propaganda eleitoral no rádio e na televisão. E no dia 16 de agosto passa a ser permitida a propaganda eleitoral, com o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, previsto para ser veiculado de 28 de agosto a 1º de outubro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES