Eletrobras é cobrada a explicar problemas em fornecimento

Na sessão plenária de terça-feira, Aguiar voltou a usar a tribuna da Câmara para cobrar um maior comprometimento da Eletrobras Piauí com a qualidade do serviço

Avalie a matéria:
Eletrobras | Jonathan Dourado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vereador Antônio Aguiar (PROS) apresentou um requerimento propondo que a Eletrobras Piauí seja convidada a comparecer à sede do Legislativo municipal para esclarecer quais medidas estão sendo tomadas pela empresa para melhorar o fornecimento de energia elétrica na capital.

Na sessão plenária de terça-feira, Aguiar voltou a usar a tribuna da Câmara para cobrar um maior comprometimento da Eletrobras Piauí com a qualidade do serviço, que há anos tem sido alvo de reclamações por parte dos usuários.

O vereador do PROS lembra que a estatal não enviou representantes à audiência pública realizada na Câmara para tratar sobre o problema. O evento ocorreu no dia 2 de outubro, e contou com a presença de representantes da Prefeitura de Teresina, do Governo do Estado, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Embrapa, do Procon, dentre outras instituições públicas e entidades representativas da sociedade civil organizada.

“Tudo hoje depende da eletricidade - o dia a dia em nossas residências e em nossos trabalhos, a economia, a ciência e o desenvolvimento tecnológico. No entanto, o que nós temos percebido, ao longo dos anos, é uma vertiginosa queda na qualidade do fornecimento de energia na capital e em todo o Estado”, lamentou Aguiar.

Em seu pronunciamento, o vereador do PROS informou que, no dia da votação de primeiro turno, várias cidades do Piauí sofreram interrupções no fornecimento da eletricidade, o que acabou atrapalhando o processo eleitoral. “Isso prova a inoperância e a incompetência da Eletrobras, que, mesmo com um planejamento antecipado, não conseguiu evitar a queda de energia em municípios piauienses no primeiro turno da eleição. O Estado do Piauí, hoje, deixa de receber investimentos importantes do setor industrial por conta dessa deficiência energética. Enquanto isso, o Ceará e o Maranhão despontam como dois dos Estados que mais atraem indústrias no país. E isso, em parte, deve-se à boa qualidade de sua energia”, frisou Aguiar.

Em aparte, o vereador Aluísio Sampaio (PDT) propôs que um grupo de parlamentares da Câmara Municipal compareça à sede da Eletrobras Piauí para tratar sobre a questão com os diretores da distribuidora. “Está uma calamidade a situação do setor energético em Teresina. E olha que nós nem estamos no período chuvoso, que é quando esse problema tende a se agravar ainda mais. Por isso, eu proponho que uma comissão de vereadores vá até a Agespisa cobrar uma solução da empresa, já que ela não enviou representantes para a audiência pública”, sugeriu Aluísio.

Para o vereador Inácio Carvalho (PP), é possível observar um conjunto de medidas “antipiauienses” na Eletrobras, cujo presidente sequer reside no Estado. Inácio observa que a empresa estatal vem descumprindo os padrões de qualidade exigidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), sobretudo no que se refere aos índices de continuidade e frequência. “Há muitos anos a Eletrobras do Piauí é administrada a distância, por um presidente que passa muito mais tempo dentro de um avião do que no Piauí. E isso é um desrespeito, tendo em vista a essencialidade do serviço de fornecimento de energia elétrica para a sociedade”, acrescentou Inácio Carvalho.

O pronunciamento de Antônio Aguiar também foi aparteado pelo vereador Paulo Roberto da Iluminação (PTB), que destacou a existência das chamadas “gambiarras” como um dos fatores que mais comprometem a qualidade da energia no Estado.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES