Elize Matsunaga, Ana Jatobá e Suzane fazem ‘saidinha de final de ano’

Diferente das outras presas, Suzane saiu de carro da penitenciária.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diferente das outras presas, Suzane von Richthofen deixou nesta segunda-feira (23) o presídio para saidinha temporária de Natal e Ano Novo em um carro para evitar exposição. As informações são do G1.

A presa saiu da Penitenciária Santa Maria Eufrásia Pelletier, em Tremembé (SP), por volta das 7h50 no banco de trás de um veículo com vidros escuros e placas de Angatuba (SP).

A determinação para que Suzane saísse de carro foi da Vara de Execuções Criminais de Taubaté, que justificou a medida por causa da repercussão sobre a publicação de um livro com a história de Suzane, condenada por matar os pais em 2002.

Suzane deixou a penitenciária de carro / Crédito: Michelle Mendes/G1

Com a orientação, um carro buscou Suzane dentro da unidade prisional. Já as outras detentas, como Elize Matsunaga e Anna Carolina Jatobá, deixaram a penitenciária a pé pelo mesmo portão, como geralmente acontece. As detentas devem voltar ao presídio até o dia 2 de janeiro.

A recomendação da Justiça é amparada na Lei de Execução Penal e foi justificada pela repercussão sobre a publicação de um livro sobre Suzane, que é alvo de disputa judicial. Na última semana, o Supremo Tribunal Federal derrubou uma liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo que proibia a obra.

Segundo o autor do livro, Ulisses Campbell, a data de lançamento está prevista para janeiro de 2020.

A trama pretende recontar a história de um dos crimes de maior repercussão no país - Suzane planejou o assassinato dos pais, que foram executados pelo então namorado, Daniel Cravinhos, com ajuda do irmão dele, Cristian. Suzane e o ex-cunhado ainda cumprem pena na prisão pelos homicídios. Daniel deixou a cadeia após ser beneficiado com regime aberto.

Elize Matsunaga

A detenta Elize Matsunaga, condenada por matar e esquartejar o marido Marcos Matsunaga, foi uma das primeiras a deixar a penitenciária nesta segunda-feira. Ela saiu da prisão por volta das 7h45 e deixou o local em um carro azul.

A detenta vai usar o período fora da prisão para planejar a abertura de uma confecção para vender roupas para pets. A presa abriu a empresa há dois meses, com cadastro como Microempreendedor Individual (MEI), e deve abrir conta em banco e visitar contador no período de liberdade provisória.

Elize cumpre pena na Penitenciária Feminina 1 e pediu à Justiça autorização para ficar em um endereço em São Paulo para resolver pendências do negócio. Ela ainda deve visitar parentes em Pato Branco, no Paraná. O pedido foi aceito.

A detenta está presa desde 2012 pela morte do marido Marcos Matsunaga e foi condenada a 16 anos de cadeia. Em agosto desse ano, ela conseguiu o benefício do regime semiaberto, que permite as saídas temporárias. Desde o benefício, ela tem usado o tempo fora da prisão para dar andamento nos planos de empreender.

Elize Matsunaga

Anna Carolina Jatobá

Anna Carolina Jatobá, condenada pela morte da enteada Isabella Nardoni, deixou a penitenciária Santa Maria Eufrásia Pelletier por volta das 8h. Ela saiu a pé e entrou rapidamente em um carro que a aguardava do lado de fora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES