Em 2016, 406 processos de combate à corrupção foram autuados no PI

O mapa de ações aponta que o número é menor do que o de 2015

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF) já foram instaurados no Piauí ao longo deste ano, 406 processos judiciais de combate à corrupção, dispondo da apuração sobre crimes contra as finanças públicas, na lei de licitação, improbidade administrativa, dentre outros. O mapa de ações instauradas aponta que o número é menor do que o de 2015, onde foram identificados 421; já em 2014 foram 790. No que tange aos atos extrajudiciais, neste ano o MPF aponta a instauração de 253 procedimentos no Piauí ante 1.269 identificados no ano passado.

Os dados foram levantados no Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado ontem, dia 09 de dezembro, em tal âmbito representantes da Magistratura e do Ministério Público do Piauí realizaram um ato contra a corrupção e à aprovação da emenda que permite que juízes e membros do Ministério Público possam ser processados por crimes de abuso de autoridade.

A data também foi lembrada em âmbito nacional, a Controladoria Geral da União (CGU) apresentou um balanço das ações realizadas neste ano, apontando a deflagração de 247 operações especiais em parceria com a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF), que identificaram prejuízo de R$ 4 bilhões; além da fiscalização de R$ 17,5 bilhões descentralizados a 70 municípios e aos 26 estados para a execução de políticas públicas. No campo disciplinar, 6.128 servidores foram expulsos por atos contrários à lei (65% deles por corrupção) e 1.104 empresas foram punidas por irregularidades em licitações e contratos (três delas envolvidas na Operação Lava Jato).

Por Francy Teixeira



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES