Em 2016, 406 processos de combate à corrupção foram autuados no PI

O mapa de ações aponta que o número é menor do que o de 2015

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF) já foram instaurados no Piauí ao longo deste ano, 406 processos judiciais de combate à corrupção, dispondo da apuração sobre crimes contra as finanças públicas, na lei de licitação, improbidade administrativa, dentre outros. O mapa de ações instauradas aponta que o número é menor do que o de 2015, onde foram identificados 421; já em 2014 foram 790. No que tange aos atos extrajudiciais, neste ano o MPF aponta a instauração de 253 procedimentos no Piauí ante 1.269 identificados no ano passado.

Os dados foram levantados no Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado ontem, dia 09 de dezembro, em tal âmbito representantes da Magistratura e do Ministério Público do Piauí realizaram um ato contra a corrupção e à aprovação da emenda que permite que juízes e membros do Ministério Público possam ser processados por crimes de abuso de autoridade.

A data também foi lembrada em âmbito nacional, a Controladoria Geral da União (CGU) apresentou um balanço das ações realizadas neste ano, apontando a deflagração de 247 operações especiais em parceria com a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF), que identificaram prejuízo de R$ 4 bilhões; além da fiscalização de R$ 17,5 bilhões descentralizados a 70 municípios e aos 26 estados para a execução de políticas públicas. No campo disciplinar, 6.128 servidores foram expulsos por atos contrários à lei (65% deles por corrupção) e 1.104 empresas foram punidas por irregularidades em licitações e contratos (três delas envolvidas na Operação Lava Jato).


Por Francy Teixeira

Fonte: Por: Francy Teixeira
logomarca do portal meionorte..com