mais

Em 2021, Brasil terá 9 feriados que podem estimular turismo doméstico

Datas devem movimentar milhares de viajantes pelo país e girar a roda econômica do setor

Em 2021, Brasil terá 9 feriados que podem estimular turismo doméstico
Expectativa é de que as datas movimentem os destinos turísticos brasileiros | Divulgação MTur

Em 2021, Brasil terá 9 feriados que podem estimular turismo doméstico - Imagem 1

Expectativa é de que as datas movimentem os destinos turísticos brasileiros. Crédito: MTur


Um dos destaques do início da retomada do turismo brasileiro no ano passado, os feriados nacionais são a grande aposta para a guinada do setor em 2021. Neste ano, eles serão responsáveis por nove dias de descanso, sendo três deles prolongados, caso do último dia 1º de janeiro (sexta-feira), dia da Confraternização Universal. Para se ter uma ideia, só nos três últimos feriados de 2020, mais de 6 milhões de pessoas viajaram pelos principais destinos turísticos do país e movimentaram a economia desses locais.

Além do feriado de janeiro, outros dois prolongarão os dias de descanso dos brasileiros: Paixão de Cristo (02.04) e Proclamação da República (15.11). Outros quatro cairão no meio da semana: Tiradentes (21.04), Independência do Brasil (07.09), Nossa Senhora Aparecida (12.10) e Finados (02.11). Os demais, Dia do Trabalho (01.05) e Natal (25.12) serão celebrados no sábado. O período do Carnaval (15, 16 e 17 de fevereiro) e Corpus Christi (03.06) são considerados ponto facultativo.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado, as viagens nestes períodos darão mais ânimo para o setor durante a retomada. “Um brasileiro viajando é um empreendimento aberto, é emprego e renda para milhares de pessoas. Esses feriados irão nos ajudar a começar a trazer aqueles bons índices que estávamos alcançando antes da pandemia. Tenho certeza que o Brasil e os brasileiros estão prontos para a retomada segura das atividades turísticas”, declarou.

Com o objetivo de auxiliar a retomada de atividades do setor seguindo requisitos de biossegurança, o Ministério do Turismo lançou, em junho, o selo “Turismo Responsável - Limpo e Seguro”. O órgão publicou protocolos sanitários recomendados a 15 segmentos que integram o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), além de um conjunto de orientações a visitantes. Atualmente, o certificado já foi emitido por mais de 24,6 mil estabelecimentos turísticos do país. (Por Victor Maciel/MTur)


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail