Em 3ª tentativa, SpaceX faz lançamento mais bem-sucedido do foguete Starship

Considerado o mais poderoso foguete do mundo, Starship tem como objetivo levar astronautas à Lua e a Marte

SpaceX realizou, nesta quinta-feira (14), a terceira tentativa de lançamento do Starship | Reprodução/X
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quinta-feira (14), a SpaceX conduziu a terceira tentativa de lançamento do Starship. Este voo marcou o mais bem-sucedido até o momento para o foguete, estendendo-se por mais de 23 minutos (até o momento desta atualização). No teste anterior, ocorrido em novembro de 2023, o foguete foi destruído após apenas 4 minutos de voo. 

O lançamento do foguete ocorreu em Boca Chica, no estado norte-americano do Texas, por volta das 10h30 (horário de Brasília). A expectativa é de que o teste de voo tenha uma duração de cerca de 1 hora. Após esse período, está previsto que o foguete retorne à Terra, caindo no oceano Índico.

OBJETIVO DA EMPRESA: A meta da empresa de Elon Musk é reunir dados cruciais para contribuir com a missão da NASA de levar astronautas à Lua, e, caso tudo transcorra conforme planejado, preparar o caminho para a eventual colonização humana de Marte.

Na empresa X, também pertencente a Musk, a SpaceX demonstrou interesse em coletar dados sobre a reentrada na atmosfera em velocidades hipersônicas, ou seja, superiores à marca de 6.175 km/h. Essa velocidade é cinco vezes maior que a velocidade do som, que é de 1.235 km/h. 

🚀 FOGUETE MAIS POTENTE: O Starship, com seus 121 metros de altura e 9 metros de diâmetro, é reconhecido como o foguete mais potente do mundo. De acordo com a SpaceX, ele terá a capacidade de transportar até 100 pessoas em missões interplanetárias de longa duração. 

OUTROS VOOS TIVERAM PROBLEMAS 

O último voo do Starship realizado pela SpaceX ocorreu em novembro de 2023. Contudo, uma falha durante a missão resultou na perda de contato com a nave no espaço. Partindo da base da empresa de Elon Musk, em Boca Chica, Texas, o Starship foi lançado por volta das 10h (horário de Brasília).

Inicialmente, o voo foi bem-sucedido, marcando a primeira vez que o foguete alcançou o espaço. Entretanto, cerca de 10 minutos após o lançamento, a equipe da SpaceX perdeu a comunicação com o segundo estágio da nave. Os engenheiros suspeitam que o módulo tenha se perdido no espaço. O primeiro teste, realizado em abril do mesmo ano, também enfrentou problemas, culminando em uma explosão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES