Em acordo, João Santana e Mônica Moura irão cumprir pena em casa

Casal vai usar tornozeleira eletrônica

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os publicitários João Santana e Mônica Moura decidiram não recorrer da condenação imposta pelo juiz Sérgio Moro na Operação Lava Jato . A opção do casal de marqueteiros encontrada razão no acordo firmado com o Ministério Público Federal e foi informada ao magistrado da 13ª Vara Federal na noite dessa segunda-feira (10) – último dia do prazo para entrada de recurso na ação penal.

"[ João Santana e Mônica Moura] requerem, respeitosamente, sejam adotadas as medidas necessárias para que se dê o início do cumprimento da pena estabelecida no acordo de colaboração premiada, homologada pelo STF", escreveram os advogados que atuam na defesa do casal.

Responsáveis pelas campanhas vitoriosas dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, Santana e Mônica Moura foram condenados por crime de lavagem de dinheiro, cometido em 19 ocasiões, tendo movimentado mais de US$ 10 milhões. 

Inicialmente, o juiz Sérgio Moro determinou pena de 7 anos e 6 meses de prisão para cada um, mas os publicitários têm acordo de colaboração premiada com a Procuradoria-Geral da República que prevê pena mais branda. Desse modo, o período na prisão caiu para 160 dias, pena que foi cumprida antes mesmo da sentença condenatória (o casal ficou preso preventivamente entre fevereiro e agosto do ano passado).

Fora da cadeia, o casal deve cumprir pena de 1 ano e 6 meses em prisão domiciliar, com o uso de tornozeleira eletrônica. Depois, o regime progride para o semiaberto, com prestação de serviços comunitários. Após essa etapa, o casal deverá cumprir ainda um ano em regime aberto diferenciado, modalidade que obrigará João e Mônica a permanecerem em casa somente durante os finais de semana.

"A efetiva progressão de um regime para o outro dependerá do mérito do condenado e do cumprimento do acordo", determinou Moro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES