Em assembleia, Eletrobras decidirá por privatizar a Cepisa

Assembleia do Conselho de Acionistas da Eletrobras é hoje.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A assembleia do Conselho de Acionistas da Eletrobras Holding, em Brasília, marcada para a manhã desta sexta-feira (22), decidirá pela privatização da Eletrobras Piauí (Cepisa) e da Eletrobras Distribuidora de Alagoas (Ceal). O presidente da Eletrobras Piauí, José Salan, afirmou que os pareceres sobre a privatização das distribuidoras de energia da Eletrobras já estão prontos e serão divulgados na assembleia extraordinária de Administração e de Acionistas da Eletrobras Holding. “A assembleia vai bater o martelo”, declarou José Salan.

Após o leilão da distribuidora de energia que atende consumidores de Goiás (Celg-D), marcado para agosto, a Eletrobras vai promover a concessão das distribuidoras de energia de Alagoas (Ceal) e do Piauí (Cepisa) para a iniciativa privada porque são as que estão mais organizadas e sem processos judiciais pendentes.

A Eletrobras pretende conceder à iniciativa privada as Distribuidoras Eletrobras do Acre, Rondônia e Roraima. Essas empresas de distribuição são atualmente controladas pela estatal Eletrobras, que enfrenta prejuízos bilionários desde 2012.

O edital do leilão da Celg-D foi publicado um dia depois de o governo do presidente em exercício, Michel Temer, publicar uma medida provisória que muda as regras para a privatização de empresas de energia.

As alterações, segundo o Ministério de Minas e Energia, contribuem para desburocratizar os leilões de transferência de controle e também permitirão a redução de questionamentos na Justiça.

Uma das mudanças é que, a partir de agora, em vez de checar previamente se todos os inscritos estão aptos a participar de um leilão, essa verificação será feita apenas com a empresa vencedora. Se não estiver habilitada, a seguinte será classificada, e assim por diante.

Além de leiloar distribuidoras, o governo também já anunciou que pretende vender a participação da Eletrobras em empresas do setor elétrico, como usinas de geração (hidrelétricas, termelétricas), transmissoras e distribuidoras de energia para ajudar a estatal a sair de uma situação que o ministro classificou como extremamente delicada.

Foram foram mapeadas 179 Sociedades de Propósito Específico (SPE) com participação da Eletrobras que podem ser vendidas por até R$ 20 bilhões.

A Eletrobras Distribuidora do Piauí tem um faturamento anual de R$ 150 milhões, possui 1,2 milhão de consumidores e possui 1.400 servidores diretos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES