Em bailinho de Carnaval, crianças plantam primeiro bosque do Parque Brasil

Essas mudas formarão o primeiro bosque do residencial. O evento teve ainda brincadeiras, pintura de rosto e muita música.

Avalie a matéria:
Em bailinho de Carnaval, crianças plantam primeiro bosque do Parque Brasil | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agenda 2030, equipe ligada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação, realizou, nesta quarta-feira (15), o Bailinho do Caju, evento voltado para as crianças que vivem na região do residencial Parque Brasil, zona norte de Teresina. O objetivo do bailinho foi estimular o cuidado com o meio ambiente.

As crianças plantaram 100 mudas de árvores frutíferas e nativas, como o caju, manga, ipê, flamboyant, acácia azul e tamarindo e foram estimuladas a cuidarem dessas plantas daqui para frente. Essas mudas formarão o primeiro bosque do residencial. O evento teve ainda brincadeiras, pintura de rosto e muita música.

Em bailinho de Carnaval, crianças plantam primeiro bosque do Parque Brasil

O evento foi realizado em parceria com a Urban 95, uma iniciativa da Fundação holandesa Bernard van Leer, que busca incluir a perspectiva da primeira infância no planejamento urbano. A atividade também teve o apoio da Secretaria de Municipal de Planejamento e Gestão, por meio do Programa Teresina 2030, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

Ileana Ferraz, coordenadora técnica do projeto Bairro Ligado à Primeira Infância, parceria do Instituto de Arquitetos do Brasil e da Urban 95, afirma que a participação da comunidade é muito importante para o processo de urbanização desses espaços.

“Hoje nós fizemos o plantio do primeiro bosque do Parque Brasil, em uma ação conjunta com a Prefeitura Municipal de Teresina. Os canteiros de mudas e esse bosque vêm como um equipamento para a população, para proporcionar uma vivência, uma aproximação com a natureza”, declara.

A Agenda 2030, em parceria com o Programa Teresina 2030 e com a Urban 95, estão elaborando um projeto de equipamento público voltado à primeira infância, com um suporte e espaço seguro para as crianças brincarem e para suas famílias também utilizarem.

“Nós temos buscado desenvolver políticas públicas e intervenções urbanísticas como essa, voltadas especialmente para o bem-estar da primeira infância, mas que beneficiam a todos. Essa é uma ação piloto, muitas outras ações serão realizadas para desenvolver e engajar a comunidade, para que esses moradores se apropriem mais desse espaço de convivência. Aqui eles terão a oportunidade de contemplar a natureza, praticar atividades físicas e de trocar experiências”, afirma Leonardo Madeira, coordenador da Agenda 2030.

A intenção é que esse equipamento seja instalado na rotatória próximo onde o bosque foi plantado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES