SEÇÕES

Em carta demissão, Zuanazzi faz duras críticas a Jobim

Em carta demissão, Zuanazzi faz duras críticas a Jobim

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Ag?ncia Nacional de Avia??o Civil (Anac), Milton Zuanazzi, entregou na tarde dessa quarta-feira sua carta de demiss?o ao presidente Luiz In?cio Lula da Silva em uma reuni?o r?pida, com a presen?a do ministro das Rela?es Institucionais, Walfrido dos Mares Guia. O documento entregue para Lula cont?m duras cr?ticas ao ministro da Defesa, Nelson Jobim.

"Mantive-me, at? agora, porque n?o seria irrespons?vel em abandonar a miss?o de presidir esta ag?ncia reguladora sem os legais substitutos estarem aptos para assumirem seus encargos vendo o atual ministro da Defesa, num teatro com tinturas de exibicionismo, a demitir-me diariamente pela m?dia, como se essa atitude estivesse de acordo com as responsabilidades republicanas e ? altura de nossos cargos", diz Zuanazzi em um trecho da carta.

Durante o encontro com Lula, Zuanazzi agradeceu a oportunidade de fazer parte do governo. Ele fez uma pequena s?ntese do seu trabalho ? frente do ?rg?o regulador. O presidente ouviu o ex-diretor e agradeceu pelo seu trabalho na Anac.

No documento, Zuanazzi condena a decis?o do governo de mudar o modelo de ag?ncia reguladora no setor de avia??o civil, visto que o ?rg?o passar? a ser comandado pela secret?ria de Avia??o Civil do minist?rio, Solange Vieira Paiva, e deve perder parte de sua autonomia.

"A lei que criou a Anac lhe deu autonomia administrativa. Se a decis?o do governo ? caminhar para esta retirada, primeiro mude-se a lei, para que depois se tome as atitudes correspondentes, nunca o contr?rio, pois dessa forma estamos ferindo de morte a Constitui??o da Rep?blica", afirma Zuanazzi.

"O que estamos vendo at? o presente momento ? o mais absoluto desrespeito ? legalidade, atropelando-se o princ?pio daquela autonomia dada pelo diploma legal. Ora, se nem o Senado da Rep?blica ? respeitado como col?gio eletivo dos membros de uma ag?ncia, j? que o ministro sai anunciando nomes como se os mesmos estivessem investidos em mandatos, fico a imaginar como se dar? a rela??o dele com a futura diretora da ag?ncia. S?o m?todos que veemente reprovo e, ao que parece, ir? constantemente marcar essa gest?o naquela pasta e com as quais n?o desejo nenhuma conviv?ncia", afirma o documento.

Zuanazzi diz na carta ainda que, "ap?s 30 anos de servi?o p?blico", continua vendo as coisas acontecerem da mesma forma, com "a verdade, a seriedade, no trato das coisas p?blicas, e, especialmente, as institui?es e as leis do Estado democr?tico" sendo "vilmente desrespeitadas".

Para o presidente da Anac, a Secretaria de Avia??o Civil criada pelo ministro Jobim ? mero instrumento "subalterno, menor, sem qualquer a??o articuladora da avia??o no Pa?s". Segundo ele, a nova estrutura serviu "somente para cria??o de alguns cargos de confian?a para um assessoramento inferior ao plant?o da Defesa".

O ex-presidente da Anac acrescenta que a secretaria n?o realizou "nenhuma reuni?o importante". Para ele, a estrutura s? promoveu "a?es midi?ticas, manifesta?es desesperadas, discursos sem qualquer conte?do t?cnico, revelando um jogo pobre, que tanto mal tem feito ao Brasil".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos