Em carta, governadores defendem medidas de enfrentamento ao Covid-19

Objetivo é garantir o enfrentamento dos desafios sanitários e econômicos da pandemia.

| Paulo Barros
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal enviaram uma carta ao governo federal defendendo a implementação de medidas emergenciais para conter os efeitos do coronavírus (Covid-19), a fim de garantir o enfrentamento dos desafios sanitários e econômicos. 

CLIQUE AQUI E LEIA A CARTA NA ÍNTEGRA

Os pedidos são pelo aporte de recursos para custeio de ações de média e alta complexidade, na razão de R$ 4,50 per capita, a serem repassados aos entes federados para financiar soluções imediatas e estruturantes na saúde pública, incluindo a prestação de atendimento em emergências hospitalares, a aquisição de “kits coronavírus” e equipamentos, além da criação de novos leitos e conclusão de obras pertinentes.

A suspensão por 12 meses das dívidas dos estados com a União, também, é uma das medidas apontadas na carta. “Isso inclui as dívidas com a União, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, BNDES, bem como a abertura da possibilidade de quitação de prestações apenas no fim do contrato, além da disponibilização de linhas de crédito e o alongamento dos prazos e carências de operações de crédito diretas e indiretas para médias, pequenas e microempresas”, explica o governador do Piauí, Wellington Dias.

Crédito: Paulo Barros

Os governadores também pedem pela imediata aprovação do Plano Mansueto, plano de auxílio financeiro a estados que se comprometerem com medidas de ajuste fiscal, além de mudança no Regime de Recuperação Fiscal.

Os gestores pedem ainda a redução da meta de superávit primário do governo federal e a aplicação da lei que institui a renda básica de cidadania, a fim de propiciar recursos para amparar a população economicamente vulnerável.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES