Em reunião, governador exige melhorias no Detran

Governador Wilson Martins se reúne com gestores e exige melhorias no Detran

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wilson Martins reuniu-se com os gestores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), nesta sexta-feira (26), para cobrar soluções em relação às constantes falhas nos sistemas informatizados do Detran, registradas nos últimos dias. O governador se mostrou insatisfeito com os serviços e determinou a tomada de medidas céleres para contornar os transtornos gerados à população.

?Temos recebido nos últimos dias muitas reclamações em relação ao serviço do Detran, com uma avaliação ruim do serviço. Precisamos atender melhor a população, a começar por um sistema que tenha um funcionamento real no período de atendimento?, comentou o governador Wilson Martins.

Tiago Siqueira, diretor-geral da ATI, relatou ao governador as motivações dos problemas registrados nesse mês. No dia 4 de julho foi realizada uma manutenção programada envolvendo os principais sistemas do Detran, que resultou em desincompatibilizações de comunicação inesperadas com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em Brasília.

?Trocamos um equipamento muito velho por um equipamento totalmente moderno. Já o instalamos, mas ele só começará a operar quando esses protocolos de comunicação forem ajustados?, explicou, acrescentando que a ATI mantém quatro equipes atuando 24 horas (turno de seis horas por equipe), para solucionar os problemas identificados. A estimativa é de que em oito dias essa desincompatibilização junto ao Serpro seja resolvida. Enquanto os novos equipamentos não entram em operação, o sistema está funcionando com os equipamentos antigos.

Dependem de comunicação com o Serpro sistemas como Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) e Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renaif). Ao todo, o Detran trabalha com 24 sistemas e subsistemas. Também neste mês foi registrada uma falha na comunicação entre o Serpro e Detrans de sete estados ? entre eles, o Piauí.

Suporte

A Secretaria Estadual da Administração está concluindo a licitação para contratação de serviço de desenvolvimento e sustentação de sistemas para garantir melhor suporte ao Detran. ?Já temos uma equipe dentro do Detran, mas com sobrecarga?, explicou Tiago Siqueira. A determinação do governador Wilson Martins é de que a contratação seja feita tão logo o processo licitatório seja concluído para que seja reforçado o suporte técnico dos sistemas do Detran.

Demanda

Na próxima semana, a ATI se reunirá com representantes do Conselho Nacional dos Despachantes, Sindicato das Autoescolas, Associação dos Fabricantes de Placas do Piauí, Associação dos Vendedores de Veículo do Piauí e Sindicato dos Instrutores e Funcionários de Autoescolas do Piauí para discutir as melhores formas de atender à demanda reprimida em função das falhas recentes dos sistemas do Detran. No dia 13 de julho, o Detran do Piauí chegou a realizar um mutirão para dar vazão à demanda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES