Em seis anos, denúncias de violência contra crianças aumentaram 80%

Oficina de Monitoramento dos Planos Estaduais de Enfrentamento à Violência Sexual Contra as Crianças e Adolescentes apresentou levantamento nesta sexta-feira.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A violência sexual sofrida por crianças e adolescentes é um dos problemas que mais afetam a sociedade brasileira. Segundo dados do Ministério da Saúde, aumentou em 80% o número de denúncias entre 2011 e 2017. Em pesquisa realizada pela psicóloga da Casa Zabelê, Claidete Ribeiro, no ano 2017, o Serviço de Atendimento à Criança e ao Adolescente alcançou o número de 540 denúncias de vítimas de abuso sexual,    um número considerado estarrecedor.

Claidete tem o contato direto com a realidade do abuso que acomete crianças e adolescentes na casa de acolhimento de jovens atingidas pela violência sexual, Casa Zabelê. A pesquisa realizada por ela ocorre em todo país com demais representantes selecionados e foi apresentada na manhã da sexta-feira (3), na Oficina de Monitoramento dos Planos Estaduais de Enfrentamento à Violência Sexual Contra as Crianças e Adolescentes.

Crédito: José Alves Filho

Luciana Evangelista, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança, relata que é necessária a pesquisa de monitoramento para que os avanços e as questões estabelecidas sejam levantadas. “Precisamos estar presentes fazendo o monitoramento, para levantarmos os avanços e as faltas para alcançar os casos e estabelecer ações do Conselho”, disse.

O conselheiro Djan Moreira comenta que a violência sexual está presente no dia a dia de muitas crianças e adolescentes. Segundo ele, a maioria dos casos acontece na própria casa. “É importante estarmos atentos a incidência no Estado, lutar e acionar as políticas públicas, como o Conselho Tutelar. Esse órgão zela pelos direitos da criança e do adolescente e faz valer que a família, a sociedade e o poder público cumpram esse papel de proteger as crianças e adolescentes”, afirma. 

O balanço da situação de enfrentamento à violência sexual contra a criança e o adolescente no Estado do Piauí foi contado no plano das ações solicitadas para a diminuição do número de casos. As ações de prevenção, atendimento às vítimas e responsabilização dos agressores contactam na supervisão dos acontecimentos que acometem esses grupos.

Karina Figueiredo, secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, comenta a ação. “Estamos aqui para verificar os desafios que nós temos e construir estratégias para que nossa meta seja alcançada. Temos que lutar por um país sem violência sexual, principalmente agora, que a gente comemora, no dia 20 de maio, o dia Nacional Contra o Abuso e Exploração Sexual”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES