Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Em seu 1º dia como prefeito Paes abre investigações sobre Crivella

Novo prefeito criou grupos de trabalho pra avaliar a situação previdenciária do Rio, a possibilidade de uma reforma tributária e de um plano de recuperação fiscal. Concursos só poderão ser realizados na Saúde.

Compartilhe

Eduardo Paes (DEM) tomou posse nesta sexta-feira (1º) e já publicou 74 decretos no Diário Oficial. Paes determinou investigações sobre o prefeito anterior, Marcelo Crivella, e decretou uma série de medidas econômicas, como a suspensão de concursos públicos. As informações são do G1.

Paes tomou posse às 12h27 em uma cerimônia na Câmara de Vereadores ao lado do vice-prefeito, Nilton Caldeira (PL).

O prefeito determinou a criação de uma Comissão de Investigação Preliminar para apurar possível irregularidade na Prefeitura do Rio no “QG da Propina”, episódio que levou Crivella à prisão e ao afastamento do cargo. O novo prefeito deu prazo de 30 dias para a apresentação de um relatório.

A investigação do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) sobre o "QG" aponta a existência de um esquema no qual empresários pagavam para ter acesso a contratos e para receber valores que eram devidos pela gestão municipal.

Paes postou fotos e vídeos nos braços do Cristo Redentor — Foto: Reprodução/Twitter

Outra Comissão de Investigação Preliminar instituída por Paes nos mesmos moldes vai apurar se houve irregularidade, dentro da prefeitura, com os “Guardiões do Crivella” — grupos de assessores pagos para agredir jornalistas na porta de hospitais, a fim de atrapalhar reportagens com denúncias na saúde.

Paes – que trabalhou no Centro de Operações antes mesmo de 2020 acabar, na virada do ano – também ordenou investigações sobre as obras e os contratos do Hospital de Campanha do Riocentro e sobre remédios supostamente não utilizados na saúde.

Medidas de austeridade

Eduardo Paes passou a virada no Centro de Operações Rio — Foto: Divulgação

O novo prefeito, junto com o secretário de Fazenda, Pedro Paulo, também criou grupos de trabalho para avaliar a situação previdenciária do Rio e a possibilidade de o município fazer uma reforma tributária e um plano de recuperação fiscal.

Paes cortou cargos comissionados, suspendeu concursos públicos — com exceção da área da saúde — e proibiu que funcionários públicos usem carro oficial para ir e voltar do trabalho. Essa restrição, no entanto, não vale para o prefeito, seu vice e subprefeitos.

O prefeito também mandou a Controladoria-Geral do Município fazer auditorias na folha de pagamento e nas contratações sem licitação.

No total, 44 decretos são vinculados à Secretaria de Fazenda e Planejamento. Um deles determina que as despesas da gestão anterior só serão pagas após sindicância. Se o produto ou serviço foi entregue e não houver problemas de ordem jurídica, a dívida será reconhecida, segundo a pasta.

As exceções são: despesas de pessoal, segurados da PrevRio, valores inferiores a R$ 10 mil e despesas de concessionárias.

Novos leitos

Também no DO, a prefeitura anunciou a abertura, ainda este mês, de 343 leitos para Covid-19. Serão 193 leitos na rede pública. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai publicar chamamento para 150 vagas na rede privada — quando o município paga pelas internações.

As informações sobre ocupação e disponibilidade serão divulgadas à população, conforme determinou Paes em decreto.

Plano de 100 dias

Em outro decreto, Paes cria um plano de 100 dias de governo, no qual pretende:

revisar a lei que aumentou o IPTU;

preparar as clínicas da família para a campanha de vacinação contra a Covid-19;

botar a Guarda Municipal em todas as estações do BRT;

apresentar o planejamento da conclusão das obras do BRT Transbrasil.



Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar