Em THE, 80% dos estacionamentos estão irregulares

Mais de 80% dos estacionamentos rotativos do centro de Teresina estão funcionando sem alvará necessário para isso.

Avalie a matéria:
“São apenas 40 fiscais para toda a região, incluindo o Polo de Saúde, e por isso a dificuldade de intensificar a fiscalização”. | Reprodução Jornal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem opta por fugir dos flanelinhas e prefere deixar o carro em segurança nos estacionamentos privados do centro comercial da capital deve ficar atento. Mais de 80% dos estacionamentos rotativos da área funcionam sem alvará e estão operando de forma irregular. Os dados foram obtidos a partir do último levantamento feito pela Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU CentroNorte) e que foi realizado nos meses de novembro e dezembro de 2011.

Dos 87 estabelecimentos cadastrados na região central da cidade, apenas 20 tinham alvará de funcionamento ou estavam com o processo para a obtenção dos mesmos em andamento. Além de desrespeitar a Lei Municipal que estipula que todo e qualquer estabelecimento comercial deve ter a licença da Prefeitura para funcionar, muitas das leis que regulamentam o setor também não estão sendo cumpridas na grande maioria dos estacionamentos visitados.

A Lei Municipal 4.662 foi aprovada em setembro de 2011 e trata de forma bem específica sobre a regulamentação dos estacionamentos rotativos. No entanto, mesmo já estando em vigor, ainda não começou a ser fiscalizada. O gerente de controle e fiscalização da SDU CentroNorte, Gilberto Carvalho,

explica que a falta de pessoal suficiente é um dos principais motivos para a fiscalização ainda não ter iniciado.

?Temos um pessoal reduzido, de apenas 40 fiscais para atuar em toda a região do centro, incluindo o Polo de Saúde, e por isso a dificuldade de intensificar a fiscalização. Além disso, não é interesse da Prefeitura amarrar o trabalho e os negócios de ninguém, mas a lei tem que ser cumprida?, pontua o gerente.

Segundo ele, o percentual de estacionamentos rotativos que atuam de forma irregular pode ser ainda

maior do que o registrado, já que muitos proprietários de casas antigas fazem desses espaços locais para estacionar, sem nem mesmo ter fachada. ?Existem muitos lugares meio escondidos, com apenas um portão e todo murado que lá dentro funciona como estacionamento. Os usuários também podem ajudar a fiscalização denunciando abusos?, explica Gilberto Carvalho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES