Emater inicia recadastramento de irrigantes

Emater inicia recadastramento de irrigantes

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

T?cnicos do Instituto de Assist?ncia T?cnica e Extens?o Rural do Piau? (Emater-PI), em parceria com t?cnicos da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia Energ?tica do Piau? (Cepisa), reuniram-se, no in?cio deste m?s, nos munic?pios onde ocorrem atividades de irriga??o. ? a primeira etapa do plano de trabalho de recadastramento visando a um reordenamento dos benefici?rios das Leis 4.542/92, 4.995/97 e 5.288/2003.

?Num prazo de 90 dias, que deve ser encerrado no dia 15 de janeiro, vamos convocar todos os benefici?rios dessas leis de incentivo ? irriga??o, visando a otimizar o uso desta atividade nas propriedades e os recursos que o governo tem utilizado para subsidiar as a?es, que superam a mais de R$ 1 milh?o mensalmente", diz o diretor-geral do Emater, Francisco Guedes.

"Em vista disso, estamos fazendo uma campanha de chamamento para que todos os benefici?rios compare?am aos escrit?rios do Emater, at? a data prevista, para fazer o recadastramento", acrescenta o diretor. Segundo ele, uma equipe de t?cnicos vai visitar cada propriedade para fazer um relat?rio qualitativo e quantitativo contendo o cadastro atualizado dos agricultores irrigantes do Piau?.

Dados da Cepisa de outubro passado informam que mais de 4 mil propriet?rios usam os benef?cios dessas leis, e novos cadastros ainda est?o sendo feitos mensalmente. De acordo com o coordenador de Opera?es do Emater, Francisco Amorim, o governo est? preocupado com a rela??o custo-benef?cio dessa atividade. ?A finalidade desse trabalho ? conhecer a realidade da irriga??o no Estado do Piau?, coibindo os abusos para que o governo possa melhorar a sua pol?tica agr?cola no setor de irriga??o, melhorando o atendimento dos produtores atrav?s do Emater?, frisa. O coordenador do programa, Paulo Iran, adverte: "Aqueles que n?o receberem os t?cnicos ou se negarem a dar informa?es ser?o automaticamente cortados do programa de incentivo".

Em 2003, o governo celebrou um conv?nio com a Cepisa que possibilitou aos irrigantes descontos especiais que v?o de 10% a 70% nas faturas mensais da conta de energia el?trica nessas propriedades, dependendo da ?rea beneficiada pela irriga??o, que pode chegar at? a 50 hectares. A diferen?a do valor pago pelo consumidor benefici?rio desse conv?nio ? paga pelo Governo do Estado, atrav?s de desconto no Imposto sobre Circula??o de Mercadorias e Servi?os (ICMS) que a Cepisa recolhe dos cofres p?blicos.

Podem ser benefici?rios os consumidores exclusivamente irrigantes, admitindo-se um consumo de at? 360 kwh para outras atividades. O consumidor que n?o estiver enquadrado nesse crit?rio deve adaptar suas instala?es para separa??o das cargas de energia el?trica, com a coloca??o de sistema de medi??o a cargo da Cepisa. O conv?nio prev?, ainda, a proibi??o do uso de energia el?trica para fins de irriga??o no hor?rio de 17h30 a 20h30. Tamb?m define que cada ?rea de irriga??o deve estar associada a uma unidade consumidora com sistema de medi??o.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES